Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Partidos se fundem para cumprir cláusula de barreira

Agência Câmara - 28 de outubro de 2006 - 06:24

A regra da cláusula de barreira tem movimentado os partidos nos últimos dias. Com receio de perder prerrogativas e o espaço no rádio e na TV e também de sofrer restrições no funcionamento parlamentar, partidos pequenos apressam-se em formalizar fusões com outras legendas.
Na última quinta-feira (26), o Partido Liberal (PL), de Valdemar Costa Neto, e o Partido de Reedificação da Ordem Nacional (Prona), de Enéas Carneiro, anunciaram a fusão oficial das legendas para formar o Partido da República (PR). Vinte e cinco deputados federais e três senadores vão integrar o PR. O Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), com um deputado federal eleito, deve ser incorporado à nova legenda, mas ainda precisa acertar a fusão em convenção nacional.
Segundo o presidente do PR, Sérgio Tamer, a legenda vai integrar a base do Governo Lula no Congresso. "Estamos compondo a base do atual presidente. A partir de 1º de janeiro, essa será uma decisão do presidente de honra, que é o senador eleito Alfredo Nascimento, a quem caberá, junto com nosso líder na Câmara, a condução política do partido", informou Tamer.

MD
Também na quinta-feira, mais três partidos decidiram pela fusão e formaram o MD - Mobilização Democrática. Integram a nova legenda de esquerda o Partido Popular Socialista (PPS), o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e o Partido de Mobilização Nacional (PMN). O novo partido terá 27 deputados e será presidido por Roberto Freire, mas terá direção colegiada até agosto de 2007.
Já o Partido Verde (PV), que elegeu 13 deputados na última eleição e não passou pelo filtro da cláusula de barreira, estuda alternativas. De acordo com o líder na Câmara, deputado Jovino Cândido (SP), a primeira opção é o PV permanecer como está. A segunda é aguardar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto às possíveis interpretações da regra. Como última opção, o partido estudará uma fusão.

23% das cadeiras
Em princípio, 14 partidos não superaram a cláusula de barreira, mas elegeram 118 deputados, o que representa 23% das cadeiras na Câmara. O número é bem superior à maior bancada da Casa para a próxima legislatura - a do PMDB, com 89.


SIGA-NOS NO Google News