Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Partido da Causa Operária lança candidato à Presidência

Patricia Landin/ABr - 30 de junho de 2006 - 22:06

O Partido da Causa Operária (PCO) vai ter Rui Costa Pimenta como candidato à Presidência da República. A decisão foi homologada hoje (30), em Convenção Nacional. De acordo com o partido, essa candidatura é considerada a única verdadeiramente de esquerda, operária e socialista nas eleições deste ano.

O jornalista Rui Pimenta atualmente edita o jornal do PCO chamado Causa Operária. Ele também é o presidente nacional do partido e disputa a Presidência pela segunda vez – a primeira foi em 2002. O vice da chapa de Pimenta é o sindicalista Pedro Paulo Pinheiro, membro da direção nacional do PCO e presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Minas Gerais.

O partido foi formado por um agrupamento de militantes rompidos com a Internacional Socialista no final de 1978. Mas só em 1997, o PCO obteve o registro definitivo na Justiça Eleitoral. Em 1980, esta nova organização política ingressou no Partido dos Trabalhadores (PT) e se transformou num grupo interno, conhecido pelo nome do seu jornal, Causa Operária.

A partir de 1991, os militantes da Causa Operária foram expulsos do PT em todos os estados. Nas eleições de 1992 e 1994, não pôde lançar candidatos por não ter um partido legalizado e apoiou os candidatos do PT. Atualmente, não há representantes do PCO no Congresso Nacional.

SIGA-NOS NO Google News