Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/04/2008 08:00

Parteiras tradicionais e a regulamentação da profissão

ABR

Brasília - Começa hoje (28), em Olinda (PE), a Reunião Internacional e Encontro Estadual de Parteiras Tradicionais 2008. Entre os assuntos que serão debatidos está a tramitação, no Congresso Nacional, do Projeto de Lei 2.145 /2007, da deputada Janete Capiberibe (PSB/AP) para regulamentar a profissão de parteira. O evento vai até sábado (3),.

Segundo a Pesquisa Nacional sobre Demografia e Saúde (PNDS), realizada em 1996, 20% dos partos nas áreas rurais são domiciliares. Nas áreas rurais e Regiões Norte e Nordeste, o índice de partos assistidos por um médico cai para cerca de 55%, aumentando a representatividade de enfermeiras e de parteiras (cerca de 40%). Os dados são do Ministério da Saúde.


O programa Trabalhando com Parteiras Tradicionais vem sendo implementado pelo Ministério da Saúde desde março de 2000, com o objetivo de assegurar a melhoria do parto domiciliar. Parte da estratégia do Ministério da Saúde para a redução da morbimortalidade materna e neonatal, o programa busca sensibilizar gestores e profissionais de saúde para que reconheçam as parteiras como parceiras na atenção à saúde da comunidade e desenvolvam ações para possibilitar a preservação de seus saberes e práticas, bem como para promover o encontro desses saberes com o conhecimento técnico-científico.




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)