Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Parteiras indígenas serão capacitadas

Luthianna Hollenbach/Voz do Brasil/ABr - 15 de julho de 2005 - 07:47

A Fundação Nacional da Saúde (Funasa) vai capacitar parteiras de todo o país para reduzir a mortalidade de mães e bebês indígenas. O trabalho envolverá técnicos da fundação e pessoas das comunidades. De acordo com o diretor de Departamento de Saúde Ìndígena da Funasa, Alexandre Padilha, o trabalho visa uma troca de conhecimentos entre a medicina tradicional e a indígena.

Além do trabalho de tentar reduzir a mortalidade, o objetivo é o de "fortalecer esse conhecimento tradicional, valorizar a cultura indígena e fortalecer o papel da mulher que assiste ao parto dentro da aldeia", relata o diretor.

A meta da Funasa é capacitar 900 parteiras até o final de 2006. Durante o treinamento, elas vão receber um kit com material utilizado durante o parto, como tesoura, termômetro, toalha e um aparelho para escutar os batimentos cardíacos do bebê.

O trabalho começou com as mulheres da tribo xavante de Mato Grosso e agora chegará às índias do Acre e do Amazonas, em parceria com o Movimento de Mulheres Indígenas.


SIGA-NOS NO Google News