Cassilândia, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018

Últimas Notícias

15/07/2005 07:47

Parteiras indígenas serão capacitadas

Luthianna Hollenbach/Voz do Brasil/ABr

A Fundação Nacional da Saúde (Funasa) vai capacitar parteiras de todo o país para reduzir a mortalidade de mães e bebês indígenas. O trabalho envolverá técnicos da fundação e pessoas das comunidades. De acordo com o diretor de Departamento de Saúde Ìndígena da Funasa, Alexandre Padilha, o trabalho visa uma troca de conhecimentos entre a medicina tradicional e a indígena.

Além do trabalho de tentar reduzir a mortalidade, o objetivo é o de "fortalecer esse conhecimento tradicional, valorizar a cultura indígena e fortalecer o papel da mulher que assiste ao parto dentro da aldeia", relata o diretor.

A meta da Funasa é capacitar 900 parteiras até o final de 2006. Durante o treinamento, elas vão receber um kit com material utilizado durante o parto, como tesoura, termômetro, toalha e um aparelho para escutar os batimentos cardíacos do bebê.

O trabalho começou com as mulheres da tribo xavante de Mato Grosso e agora chegará às índias do Acre e do Amazonas, em parceria com o Movimento de Mulheres Indígenas.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)