Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Parques e orlas: bons locais para curtir sua cidade e cuidar da saúde

Brasil Saúde - 19 de maio de 2019 - 11:00

A atividade física ao ar livre traz diversos benefícios, como a mudança da rotina, a fuga do estresse por meio do contato com a natureza e a promoção da integração social.

São muitas as cidades e municípios do Brasil que possuem um parque ou uma orla à beira do mar, lagos ou rios. Mais do que apenas lazer ou turismo, esses locais podem servir perfeitamente para a prática da atividade física. Diversas áreas públicas estão recebendo revitalização nos últimos anos e propiciando uma maior integração da população com o espaço, além da oportunidade de cuidar da saúde.

“Observei esse trabalho por diversas orlas e parques pelo Brasil”, conta Danielle Cruz, responsável técnica na área de atividade física do Ministério da Saúde. “As orlas de Vitória (Espírito Santo), Aracaju (Sergipe) e João Pessoa (Paraíba), só para citar alguns exemplos, são muito atrativas para quem quer praticar atividade física. Sem falar da tradicional orla carioca, historicamente ocupada pelos praticantes de esporte e outras atividades físicas. A requalificação desses lugares, assim como de parques e praças, faz com que a população se integre mais à cidade, o que promove um sentido de pertencimento ao lugar. Cuidar da saúde aproveitando o que a cidade oferece é muito significativo para o aumento da prevalência da atividade física pela população.”

Em Manaus (Amazonas), o Parque Ponta Negra reúne ciclovia, pista para caminhadas e corridas, locais para prática de vôlei, futevôlei e futebol na areia, além de academia ao ar livre. Tudo isso emoldurado pela bela paisagem do Rio Negro.

No outro extremo do país, a revitalização da orla do Guaíba, em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), está prevista para ser entregue no segundo semestre deste ano, com novas passarelas, iluminação atualizada, decks para observação do pôr do sol, vestiários, ciclovias e quadras esportivas.

SIGA-NOS NO Google News