Cassilândia, Segunda-feira, 29 de Maio de 2017

Últimas Notícias

04/09/2007 16:14

Parlamentares europeus exigem embargo à carne brasileira

Sandra Luz - Campo Grande News

Parlamentares europeus exigiram nesta terça-feira, dia 4, o embargo à carne brasileira no Parlamento da União Européia, em Estrasburgo (França). Um grupo de deputados apresentou ao parlamento uma declaração onde exigem o embargo imediato de toda a carne exportada pelo Brasil para a União Européia. Eles justificam a exigência alegando que o sistema de vigilância sanitário brasileiro é frágil e expõe o rebanho europeu a doenças, especialmente a febre aftosa.

A notícia, transmitida pela rede BBC de Londres, cai em um momento em que as autoridades sanitárias sul-mato-grossenses finalizam o processo de defesa do Estado junto à OIE (Organização Internacional de Saúde Animal) para a retomada das exportações destinadas à comunidade européia. Nesta terça-feira o governo sul-mato-grossense apresentou um programa de sanidade para a região de fronteira. Em outubro de 2005 um foco de aftosa atingiu o Estado, que juntamente com o Paraná está impedido de exportar.

Os problemas ocorridos nos dois estados foram citados por integrantes do Partido Popular e Partido Verde da Europa para respaldar a exigência de embargo. Conforme o estudo, elaborado por associações de produtores irlandeses e britânicos, o sistema de rastreamento do gado brasileiro é deficiente. Sem o monitoramento da origem do gado seria impossível, para os deputados europeus, afirmar que a carne exportada não seria da zona infectada. O estudo ainda acusa os pecuaristas brasileiros de uso de medicamentos, hormônios de crescimento proibidos pela UE.

A Comissão Européia e o Departamento de Alimentação e Veterinária da UE já haviam contestado o estudo em julho. Segundo a BBC, o comissário de Saúde da UE encaminhou uma carta para as associações de produtores e para o Parlamento Europeu onde afirma que as alegações do estudo são baseadas em interpretações incorretas das normas européias que restringem as exportações de carne por parte de Mato Grosso do Sul e Paraná.

Para os deputados europeus o tamanho do Brasil e a fraca inspeção são obstáculos para o controle da febre aftosa. Um foco recente na Inglaterra fortaleceu os produtores europeus, que afirmam não fazer sentido o rigoroso sistema europeu contra a aftosa quando a carne “chega pelas portas dos fundos”. No início de agosto os produtores da Europa acusaram a Rússia de facilitar a entrada de carne brasileira em solo europeu.

Um dos deputados citados na matéria diz que a carne brasileira é de qualidade inferior. A BBC cita que diplomatas brasileiros classificaram a exigência como puramente comercial. Os deputados estariam preocupados com a concorrência do produto do Brasil, que vem ganhando mercado. Os diplomatas lembraram, ainda, que a carne brasileira chega a UE desossada e maturada.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 29 de Maio de 2017
10:00
Receita do Dia
Domingo, 28 de Maio de 2017
Sábado, 27 de Maio de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)