Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/09/2007 16:14

Parlamentares europeus exigem embargo à carne brasileira

Sandra Luz - Campo Grande News

Parlamentares europeus exigiram nesta terça-feira, dia 4, o embargo à carne brasileira no Parlamento da União Européia, em Estrasburgo (França). Um grupo de deputados apresentou ao parlamento uma declaração onde exigem o embargo imediato de toda a carne exportada pelo Brasil para a União Européia. Eles justificam a exigência alegando que o sistema de vigilância sanitário brasileiro é frágil e expõe o rebanho europeu a doenças, especialmente a febre aftosa.

A notícia, transmitida pela rede BBC de Londres, cai em um momento em que as autoridades sanitárias sul-mato-grossenses finalizam o processo de defesa do Estado junto à OIE (Organização Internacional de Saúde Animal) para a retomada das exportações destinadas à comunidade européia. Nesta terça-feira o governo sul-mato-grossense apresentou um programa de sanidade para a região de fronteira. Em outubro de 2005 um foco de aftosa atingiu o Estado, que juntamente com o Paraná está impedido de exportar.

Os problemas ocorridos nos dois estados foram citados por integrantes do Partido Popular e Partido Verde da Europa para respaldar a exigência de embargo. Conforme o estudo, elaborado por associações de produtores irlandeses e britânicos, o sistema de rastreamento do gado brasileiro é deficiente. Sem o monitoramento da origem do gado seria impossível, para os deputados europeus, afirmar que a carne exportada não seria da zona infectada. O estudo ainda acusa os pecuaristas brasileiros de uso de medicamentos, hormônios de crescimento proibidos pela UE.

A Comissão Européia e o Departamento de Alimentação e Veterinária da UE já haviam contestado o estudo em julho. Segundo a BBC, o comissário de Saúde da UE encaminhou uma carta para as associações de produtores e para o Parlamento Europeu onde afirma que as alegações do estudo são baseadas em interpretações incorretas das normas européias que restringem as exportações de carne por parte de Mato Grosso do Sul e Paraná.

Para os deputados europeus o tamanho do Brasil e a fraca inspeção são obstáculos para o controle da febre aftosa. Um foco recente na Inglaterra fortaleceu os produtores europeus, que afirmam não fazer sentido o rigoroso sistema europeu contra a aftosa quando a carne “chega pelas portas dos fundos”. No início de agosto os produtores da Europa acusaram a Rússia de facilitar a entrada de carne brasileira em solo europeu.

Um dos deputados citados na matéria diz que a carne brasileira é de qualidade inferior. A BBC cita que diplomatas brasileiros classificaram a exigência como puramente comercial. Os deputados estariam preocupados com a concorrência do produto do Brasil, que vem ganhando mercado. Os diplomatas lembraram, ainda, que a carne brasileira chega a UE desossada e maturada.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)