Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Parlamentares buscam brasileiros detidos nos EUA

Agência Câmara - 06 de janeiro de 2004 - 09:11

A comissão externa do Congresso Nacional encarregada de acompanhar a situação dos brasileiros presos nos Estados Unidos por imigração ilegal iniciou seus trabalhos no estado do Texas nesta segunda-feira. Os parlamentares devem trazer de volta ao País 1.500 pessoas que respondem a processos na Justiça ou aguardam extradição para o Brasil. Segundo o deputado João Magno (PT-MG), integrante da comitiva, os presos virão em um vôo fretado e custeado pelo governo norte-americano.
As pessoas detidas nos Estados Unidos entraram no país sem a documentação adequada. Dos 1.500 brasileiros em situação irregular, 900 deles estão em cadeias norte-americanas. No entanto, João Magno acredita que esse número pode ser muito maior. "Temos informações de que são mais de 1.500 brasileiros presos por entrarem ou trabalharem ilegalmente naquele país, e muitos estão detidos ao lado de assassinos, bandidos e criminosos comuns, sofrendo humilhações e até ameaças físicas".
De acordo com dados do Departamento de Segurança Interna dos EUA, 922 brasileiros estão detidos por problemas imigratórios em todo território norte-americano. Desses, 349 estão em condições de voltar imediatamente ao Brasil. Outros 573 brasileiros também poderão retornar, desde que assinem uma declaração por escrito ou sejam autorizados pela Justiça daquele país.

ROTEIRO
A comitiva iniciará as inspeções por Houston (capital do Texas) e amanhã viaja para Harlingen, também no Texas. Na quarta-feira (7), os parlamentares estarão em Tucson (Arizona) e seguirão de carro até Florence (Massachusetts), onde estão detidos dezenas de mineiros, goianos e paraenses. Na quinta-feira (8), a comissão retorna a Houston.
Os presídios das regiões do Texas e do Arizona, próximos à fronteira com o México, concentram grande número de brasileiros detidos pelo Serviço de Imigração dos EUA.
João Magno avalia que a missão parlamentar solucionará o problema imediato da deportação dos brasileiros presos, além de abrir perspectivas políticas para criação de um novo modelo de assistência consular no exterior. O parlamentar ressalta ainda a necessidade de se criarem condições para atender dignamente os brasileiros que vivem no exterior, "pois eles são responsáveis por enviar mais de 4 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 12 bilhões) todos os anos para o Brasil".

COMITIVA
A viagem, prevista para acontecer em dezembro, foi adiada por duas vezes em razão das votações das reformas Previdenciária e Tributária no Senado e do Orçamento de 2004 no Congresso Nacional. "Nossa idéia era trazer esse pessoal todo para o Natal, mas tivemos que atender ao critério da maioria da população primeiramente, votando as reformas", explica João Magno.
Fazem parte da comitiva, além de João Magno, o deputado Inácio Arruda (PCdoB-CE) e os senadores Hélio Costa (PMDB-MG) e Marcelo Crivella (PL-RJ).
Os parlamentares retornam ao Brasil na sexta-feira (9).

SIGA-NOS NO Google News