Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

06/01/2004 09:11

Parlamentares buscam brasileiros detidos nos EUA

Agência Câmara

A comissão externa do Congresso Nacional encarregada de acompanhar a situação dos brasileiros presos nos Estados Unidos por imigração ilegal iniciou seus trabalhos no estado do Texas nesta segunda-feira. Os parlamentares devem trazer de volta ao País 1.500 pessoas que respondem a processos na Justiça ou aguardam extradição para o Brasil. Segundo o deputado João Magno (PT-MG), integrante da comitiva, os presos virão em um vôo fretado e custeado pelo governo norte-americano.
As pessoas detidas nos Estados Unidos entraram no país sem a documentação adequada. Dos 1.500 brasileiros em situação irregular, 900 deles estão em cadeias norte-americanas. No entanto, João Magno acredita que esse número pode ser muito maior. "Temos informações de que são mais de 1.500 brasileiros presos por entrarem ou trabalharem ilegalmente naquele país, e muitos estão detidos ao lado de assassinos, bandidos e criminosos comuns, sofrendo humilhações e até ameaças físicas".
De acordo com dados do Departamento de Segurança Interna dos EUA, 922 brasileiros estão detidos por problemas imigratórios em todo território norte-americano. Desses, 349 estão em condições de voltar imediatamente ao Brasil. Outros 573 brasileiros também poderão retornar, desde que assinem uma declaração por escrito ou sejam autorizados pela Justiça daquele país.

ROTEIRO
A comitiva iniciará as inspeções por Houston (capital do Texas) e amanhã viaja para Harlingen, também no Texas. Na quarta-feira (7), os parlamentares estarão em Tucson (Arizona) e seguirão de carro até Florence (Massachusetts), onde estão detidos dezenas de mineiros, goianos e paraenses. Na quinta-feira (8), a comissão retorna a Houston.
Os presídios das regiões do Texas e do Arizona, próximos à fronteira com o México, concentram grande número de brasileiros detidos pelo Serviço de Imigração dos EUA.
João Magno avalia que a missão parlamentar solucionará o problema imediato da deportação dos brasileiros presos, além de abrir perspectivas políticas para criação de um novo modelo de assistência consular no exterior. O parlamentar ressalta ainda a necessidade de se criarem condições para atender dignamente os brasileiros que vivem no exterior, "pois eles são responsáveis por enviar mais de 4 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 12 bilhões) todos os anos para o Brasil".

COMITIVA
A viagem, prevista para acontecer em dezembro, foi adiada por duas vezes em razão das votações das reformas Previdenciária e Tributária no Senado e do Orçamento de 2004 no Congresso Nacional. "Nossa idéia era trazer esse pessoal todo para o Natal, mas tivemos que atender ao critério da maioria da população primeiramente, votando as reformas", explica João Magno.
Fazem parte da comitiva, além de João Magno, o deputado Inácio Arruda (PCdoB-CE) e os senadores Hélio Costa (PMDB-MG) e Marcelo Crivella (PL-RJ).
Os parlamentares retornam ao Brasil na sexta-feira (9).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)