Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/07/2007 08:06

Parlamentar acha impossível criar novos municípios

Marcos Agostinho /ABr

Brasília - A criação de novos municípios no Brasil provocaria a maior divisão dos recursos entre mais entidades federadas. Esse fato, na opinião do presidente da Frente Parlamentar Municipalista, o deputado federal Vítor Penido (Dem-MG) faz com que se torne impossível a criação de outras cidades no país. Para ele não é possível que o “bolo” seja dividido por mais cem ou duzentos municípios.

“Não é possível mais que tenhamos esse número de municípios, sendo que cada cidade criada demanda o surgimento de uma câmara municipal, gasta-se com salários de prefeito e vice-prefeito e secretários. As verbas que são repassadas a esses municípios fica quase toda comprometida com o pagamento de salários”, disse Vitor Penido.

Para ele, é preciso repensar o pacto federativo do país e fazer justamente o contrário: que se reduza o número de cidades para quatro mil ou mesmo três mil. “Eu penso que quanto mais municípios forem criados, mais cargos serão criados e mais dinheiro será gasto com meia dúzia de pessoas sem que a população seja beneficiada”.

Quanto a opinião de que há espaço no país para a criação de novos municípios desde que se mude a legislação que não permita que pequenas localidades tenha a estrutura de grandes cidades, o deputado disse que isso demoraria muito tempo, pois há necessidade de alteração de toda a Constituição.

“Como é possível criar novos municípios sem que dê autonomia a eles. Esse assunto só seria possível caso houvesse a mudança da Constituicão e como é demorado os assuntos caminharem no Congresso Nacional devido a pluralidade de opiniões, isso demoraria de 30 a 50 anos”, disse.

“Minha opinião é de que é impossível a criação de novos municípios levando-se em conta que temos cidades com apenas mil habitantes. Não há nenhum sentido que uma localidade como essa tenha uma câmara com nove vereadores”.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)