Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/04/2004 08:59

Parecer de Delcídio é aprovado por comissão

Agência Senado
Cassilândia NewsCassilândia News

A comissão externa que investiga questões fundiárias no Brasil aprovou, nesta terça-feira (27), relatório do senador Delcidio Amaral (PT-MS) indicando a demarcação descontínua da reserva Raposa/Serra do Sol, em Roraima. Delcidio quer que sejam deixadas de fora da reserva estradas, a sede do município do Uiramutã, vilas, o Parque Nacional de Monte Roraima, linhas elétricas, propriedades economicamente produtivas e uma faixa de 15 quilômetros em torno da fronteira entre Guiana e Venezuela.

O relatório tem o objetivo de indicar ao governo federal a posição do Congresso, uma vez que a decisão sobre como demarcar depende apenas do Executivo. A reserva Raposa/Serra do Sol fica ao norte do Roraima, na fronteira com Guiana e Venezuela e, se demarcada, terá extensão próxima à de Portugal. A criação da reserva é polêmica e o ponto de maior disputa é se a região será demarcada de modo contínuo ou descontínuo.

Atualmente, a demarcação de terras indígenas é feita por homologação do presidente da República. Delcidio aconselhou no relatório que seja aprovada lei determinando que esse tipo de decisão passe a ser corroborada pelo Senado, como acontece, por exemplo, com indicações de embaixadores.

- Assim, o Senado terá a palavra final nas demarcações - disse Delcidio. O relatório também determina que o Poder Executivo ouça o Conselho de Defesa Nacional sobre demarcações na fronteira. E estabelece ainda que seja criada uma lei regulamentando o uso da faixa de fronteira.

O senador Jefferson Péres (PDT-AM) disse que o relatório reflete consenso parlamentar e representa uma decisão de bom senso. Para ele, seria um risco muito grande haver um enclave de índios aculturados na região da fronteira sem a presença do Estado. “Eventuais narcotraficantes ficariam blindados à ação do Estado”, alertou. Jefferson pediu, em entrevista após a reunião da comissão, a demissão do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Gomes. Segundo o senador, Mércio se desqualificou para ocupar cargo público quando tentou justificar o assassinato de garimpeiros por índios em Roraima.

Na avaliação do senador Augusto Botelho (PDT-RR), o relatório contemplou o sentimento de quem vive na área, já que é impossível atender a todos. Botelho pediu mudanças na política indigenista. O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) afirmou que a comissão procurou agir com isenção, ouvindo todos os envolvidos e interessados na questão. Mozarildo informou que nesta terça-feira à tarde a Câmara discutirá relatório semelhante produzido por comissão equivalente daquela Casa. A comissão externa do Senado visitará os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Santa Catarina.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)