Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/03/2004 07:54

Parceria garante inclusão social a menores infratores

TJ/MS

Ontem, o Tribunal de Justiça, juntamente com a 2ª Vara do Juizado da Infância e da Juventude, assinou parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo do convênio é proporcionar a inclusão social dos internos e egressos das Unidades Educacionais de Internação (Uneis), por meio das ações assistenciais do programa de extensão “A UFMS Vai à Escola”.
O Juiz da 2ª Vara da Infância e da Juventude, Dr. Danilo Burin, em parceria com a Coordenadora do projeto da UFMS, Dalva Mirian Coura Aveiro, anteriormente desenvolveram um projeto piloto com dois internos para analisar os resultados. “O sucesso foi absoluto”, garante Mirian. Com a análise e a conclusão destes dados foi constituído o objeto do convênio assinado, nesta quinta-feira (4), pelo Reitor da UFMS, Manoel Catarino Paes Peró, pelo Presidente do TJ, Des. Rubens Bergonzi Bossay e pelo Juiz Dr. Danilo Burin.
O convênio de cooperação mútua autoriza e regulamenta as ações do projeto dentro das quatro Uneis da Capital, que contam hoje com cerca de 100 internos. As ações serão divididas em etapas, segundo a Coordenadora. A primeira fase consiste em fazer levantamentos do público alvo, para identificar o perfil e os interesses dos menores infratores e egressos. Depois, serão aplicadas medidas com o objetivo de promover efetivamente a inclusão social, por meio de ações que vão da assistência médica-odontológica à formação profissional.
No ato da assinatura o Presidente do TJ, Des. Rubens Bergonzi Bossay, destacou também a importância do trabalho preventivo. “Podemos evitar que seja necessária a atuação do Juizado da Infância e da Juventude”, salienta o Presidente. Neste sentido, o projeto já identificou que a faixa etária com maior incidência de crimes está entre 13 e 15 anos e como prevenção está trabalhando na implementação de ações com grupos cuja idade varia de 7 a 12 anos.
O projeto “A UFMS Vai à Escola” está atuando a quatro anos e conta com cerca de 420 voluntários de 23 cursos de graduação da universidade. Esse projeto busca melhorias nas condições de vida da comunidade, oferecendo assistência a estudantes, pais e funcionários de escolas públicas com atendimentos nas áreas de saúde, cidadania, tecnologia e lazer, além de contribuir com a integração entre os universitários e a possibilidade de aplicação de seus conhecimentos na prática. “É um projeto que coloca a universidade no seio da sociedade”, avalia o Reitor Manoel Catarino Paes Peró.
As ações, que serão implementadas pela parceria firmada com o Tribunal de Justiça, são inéditas no país e o Juiz Danilo Burin espera que o projeto sirva de modelo para uma grande ação nacional.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)