Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paranaíba: veja quem é a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19

Fonte: Prefeitura de Paranaíba

Redação - 20 de janeiro de 2021 - 15:00

Paranaíba: veja quem é a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19

Nesta quarta-feira, 20, foi iniciada a vacinação contra o novo coronavírus e a enfermeira Lorraine Fernandes da Cunha, 34 anos, foi a primeira pessoa a receber a dose da Coronavac. Ela trabalha na Comissão Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e no Núcleo de Segurança do Paciente, por isso atua em todas as unidades do hospital.

Paranaíba recebeu 850 doses da vacina, que correspondem à aplicação em 425 pessoas. De acordo com o planejamento, conforme preconiza o Ministério da Saúde, serão imunizados inicialmente médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades públicas e privadas e idosos acima de 60 anos que moram em instituição de longa permanência.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma vacinação simbólica na Santa Casa de Misericórdia com a presença do prefeito Maycol Queiroz para anunciar o início da 1º etapa de vacinação. O Chefe do Executivo agradeceu a agilidade do Governo do Estado para garantir a vacinação da população paranaibense e possibilitar a redução do contágio. “Este é um momento muito importante para a Saúde. A vacina salva vidas e é a nossa esperança. Peço para que a população em geral compreenda essa regra para não se aglomerem nas unidades de saúde esperando pela vacina de imediato”, falou.

Enfermeira há 12 anos, Lorraine contou que trabalhar na linha de frente de combate à Covid-19 tem sido uma experiência com uma grande carga de responsabilidade. Ao falar sobre a vacinação, ela destacou a importância de todos os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente. “´É uma honra ter sido escolhida para ser a primeira pessoa a ser vacinada e representar toda a equipe de enfermagem. A Covid-19 é uma doença nova que está levando muitos profissionais e familiares a óbito e a vacina é o reforço da esperança para que possamos, imunizados, ajudar e dar mais segurança aos pacientes no ambiente de trabalho. Estou muito feliz e esperançosa com a vacina”, disse.

A coordenadora de imunização, Vania Zangrossi, explicou que devido ao quantitativo de doses disponibilizadas pelo Estado ao Município não será possível atingir os demais trabalhadores da Saúde de imediato, porém assim que novas doses forem enviadas o planejamento dará prosseguimento ao primeiro grupo.

“Nós tínhamos uma previsão de 3040 doses, mas o quantitativo foi diminuído para 850 doses. Levando em conta que temos que assegurar a segunda dose em todos os vacinados para se ter eficácia só poderemos vacinar 425 pessoas, entre profissionais da Saúde e idosos com mais de 60 anos institucionalizados. Hoje estamos fazendo a vacinação dos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e amanhã iremos vacinar os idosos no Asilo Santo Agostinho”, disse.

Vânia explicou que o número de vacinados é a metade do número de doses recebidas porque todos devem receber a segunda dose. “Se a gente vacinasse 850 pessoas e recebesse vacinas de outro laboratório para a segunda dose já perderia a eficácia da vacina. As orientações são do Ministério da Saúde, as ordens vieram do Governo do Estado, por isso temos que seguir com o Plano Nacional de Vacinação”, pontuou.

O Governo do Estado não informou data para a chegada de novas doses. O secretário de Saúde, Amauri Mariano, solicita paciência à população. "Este é um momento muito importante para a história da Saúde no Brasil”, disse o secretário de Saúde.

Acompanharam a aplicação da primeira dose: a vice-prefeita Roseli de Oliveira; o vereador Dr. Fernando Castro; secretário de Saúde, Amauri Mariano; equipe da Saúde e da Santa Casa; e imprensa local.

SIGA-NOS NO Google News