Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/08/2011 20:32

Paranaíba terá escola técnica, segundo deputado

Campo Grande News/Edmir Conceição

Mato Grosso do Sul terá sete polos de ensino técnico, segundo o deputado Antonio Biffi, que na segunda-feira, na véspera do anúncio da expansão da educação profissionalizante pelo Governo Federal, promoveu em Campo Grande, na sede da Fetems, audiência pública para debater a criação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

O evento foi realizado com apoio da Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados. Biffi é o relator o projeto que cria o Pronatec e detalhou na audiência os principais pontos do programa, explicando os objetivos, ações, público alvo e o planejamento para a expansão da rede federal de ensino técnico e profissional.

“É importante destacar que o Pronatec será executado pela União, em parceria com os estados, municípios, instituições privadas e o sistema S, e objetiva ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica aos estudantes do ensino médio da rede pública, trabalhadores, beneficiários dos programas de transferência de renda, portadores de necessidades especiais, comunidades quilombola e indígena e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas”, explicou.

Biffi disse que é fundamental estimular o ensino técnico e aponta que a maior prova da estagnação e descaso com a educação profissionalizante é a baixa participação dos estudantes do ensino médio nos cursos de qualificação profissional, pois são quase 7 milhões de estudantes em todo o país, mas apenas 700 mil participam dos cursos técnicos.

Expansão da Rede Federal - Segundo o deputado, 214 unidades federais estão em construção em todo o país, sendo sete em Mato Grosso do Sul nos municípios-pólo de Campo Grande, Corumbá, Coxim, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana e Nova Andradina.

“Essas unidades representam nosso trabalho árduo, pois, seja como membro da Comissão de Educação e Cultura, seja em reuniões no MEC ou em audiências no Palácio do Planalto, tenho participado diretamente do projeto de retomada do ensino técnico em nosso país, cujo início, é importante lembrar, foi com a revogação de uma lei, criada no governo FHC, que proibia a União de criar e manter unidades federais”, afirmou Biffi.

Após participar de solenidade no Palácio do Planalto, Biffi disse que a expansão dos institutos federais em Mato Grosso do Sul deve chegar a 13 unidades, pois já articula, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a construção de mais três unidades, visando beneficiar os municípios-pólo de São Gabriel do Oeste, Amambaí e Paranaíba.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)