Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/03/2011 18:38

Paranaíba sofre abalo sísmico de 3,8 graus; veja foto

Daniel Castro/ Jornal Tribuna Livre
Cassilândia NewsCassilândia News

Paranaíba sofreu mesmo um abalo sísmico. O tremor de terra, de 3,8 graus na escala Richter, aconteceu no sábado (5). A confirmação foi dada ontem, em Campo Grande, pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Uma equipe da Administração Municipal, liderada pelo prefeito José Garcia de Freitas (Zé Braquiara), esteve na capital ontem, quando ocorreu uma reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e com os prefeitos das cidades afetadas pelas chuvas.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Jean Gleik Martins Carvalho, que também esteve em Campo Grande, o próprio secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, confirmou o abalo sísmico.

A movimentação da terra, disse Jean, não foi apenas geológica, mas, sim, um abalo. “É um tremor médio, mas que nos deixa um pouco preocupados. É algo totalmente diferente aqui em Paranaíba”, disse.

Jean foi informado que o abalo também aconteceu nos Estados do Tocantins e Maranhão.

Sobre a ajuda às cidades atingidas pelas chuvas, Jean disse que o Governo do Estado vai injetar R$ 5 milhões nas prefeituras. Em estudo feito pela Secretaria de Infraestrutura, contou, chegou-se a uma cifra de R$ 13 milhões para resolver todos os problemas que aconteceram em Paranaíba. A situação no município, esclareceu, é diferente de alguns municípios.

O prefeito Zé Braquiara entregou uma relação de documentos ao secretário Humberto Viana, solicitando ajuda ao município. Conforme Jean, com a atual gravidade que passa o município, a ajuda é certa. “Agora estamos aguardando, mas também correndo atrás”, falou.

Toda a bancada parlamentar de Mato Grosso do Sul estava no encontro, contou o secretário, e se colocou a disposição de Paranaíba. “Estamos trabalhando bastante para resolvermos os problemas. Fizemos um projeto, entregamos e agora aguardamos”, concluiu Jean.

Desde a última semana, vários moradores do bairro Santa Lúcia reclamam do aparecimento de rachaduras em suas casas. Assustados com o fenômeno, os moradores contaram que ouviram um estrondo na hora que as paredes começaram a rachar; alguns inclusive pretendem mudar de casa. Outro ponto bastante afetado foi o Aeroporto Municipal, onde em vários pontos a parede se abriu, assim como o piso. De acordo com Jean, a região do bairro São José e uma parte do Santa Mônica também foram afetadas.

Ainda segundo Jean, duas casas desabaram, oito foram interditadas e 31 casas sofreram algum dano estrutural por conta da sequência de abalos sísmicos.

O secretário explicou que o tremor começou no sul e terminou no norte da cidade, atingindo do Centro até o bairro Jardim Inocência, que em linha reta seria de aproximadamente 2 mil metros. O bairro mais atingido foi o Santa Lúcia, localizado no centro entre os pontos de início e término do tremor.

Praticamente todas as casas localizadas nas ruas Maria Antônia e Viela Feliz, no Jardim Santa Lúcia, foram atingidas pelo abalo. Algumas residências, além de rachaduras, tiveram afundamento de colunas e pisos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)