Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

16/03/2012 11:58

Paranaíba é a 3ª melhor em saúde no Mato Grosso do Sul

Midiamax

Paranaíba está entre as melhores cidades da região Centro-Oeste, com base nos indicadores de saúde, segundo o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) 2011. O município aparece na 3ª colocação do Estado (à frente de Paranaíba estão apenas Japorã e Laguna Carapã, cidades menores e com uma demanda inferior), sendo também a primeira do \"Grupo Homogêneo 3\" - que considera todos os municípios com o mesmo perfil no Estado. Paranaíba obteve a nota 6,06 no índice, superando a nacional geral (5,47), a nota da região Centro-Oeste (5,26), e até a nota nacional de seu grupo homogêneo (5,59).

Criado pelo Ministério da Saúde, o índice avaliou, entre 2008 e 2010, os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população. O índice avalia, com pontuação de 0 a 10, municípios, regiões, estados e país, com base em informações de acesso que mostram como está a oferta de ações e serviços de saúde e de efetividade que medem o desempenho do sistema, ou seja, o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados.

\"Esses dados mostram quanto o Brasil tem que melhorar, sobretudo, na ampliação do acesso ao serviço de saúde, o qual é o maior peso na estatística. Agora, cada região terá uma meta de desempenho, que, se alcançada, será premiada\", disse o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele ainda prometeu mais verbas para os Estados e municípios com as maiores notas no SUS. “O IDSUS é um indicador para avaliar a melhoria da ‘fotografia’ de hoje com a dos próximos três anos. Quem melhorar o desempenho merece receber mais incentivos”, completou.

Segundo o Ministério da Saúde, o índice, que será atualizado a cada três anos, pretende avaliar o desempenho dos serviços oferecidos pelo SUS nos municípios. O ministério considera a criação do IDSUS a primeira etapa para o desenvolvimento de um programa regular de avaliação do SUS - aos moldes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), usado pelo Ministério da Educação para avaliar os ensinos fundamental e médio públicos do país.

Esta nota coloca Paranaíba na vanguarda da ampliação da produtividade do setor público, mesmo diante das pressões inescapáveis da corrente absorção tecnológica. Isto prova o aprimoramento na maneira com a qual a saúde vem sendo administrada. “Saúde está entre as nossas prioridades. Nossa vontade sempre foi melhorar a condição de vida da população, bem como seu acesso à saúde pública. Por isso, a Prefeitura busca, incessantemente, recursos e trabalha para a ampliação da rede de atendimento ao público. Nos três anos de nossa gestão, já foram gastos praticamente R$10 milhões de reais para melhorar a saúde em Paranaíba”, salientou o Prefeito Municipal.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Sábado, 19 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)