Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/03/2012 11:58

Paranaíba é a 3ª melhor em saúde no Mato Grosso do Sul

Midiamax

Paranaíba está entre as melhores cidades da região Centro-Oeste, com base nos indicadores de saúde, segundo o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) 2011. O município aparece na 3ª colocação do Estado (à frente de Paranaíba estão apenas Japorã e Laguna Carapã, cidades menores e com uma demanda inferior), sendo também a primeira do \"Grupo Homogêneo 3\" - que considera todos os municípios com o mesmo perfil no Estado. Paranaíba obteve a nota 6,06 no índice, superando a nacional geral (5,47), a nota da região Centro-Oeste (5,26), e até a nota nacional de seu grupo homogêneo (5,59).

Criado pelo Ministério da Saúde, o índice avaliou, entre 2008 e 2010, os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população. O índice avalia, com pontuação de 0 a 10, municípios, regiões, estados e país, com base em informações de acesso que mostram como está a oferta de ações e serviços de saúde e de efetividade que medem o desempenho do sistema, ou seja, o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados.

\"Esses dados mostram quanto o Brasil tem que melhorar, sobretudo, na ampliação do acesso ao serviço de saúde, o qual é o maior peso na estatística. Agora, cada região terá uma meta de desempenho, que, se alcançada, será premiada\", disse o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele ainda prometeu mais verbas para os Estados e municípios com as maiores notas no SUS. “O IDSUS é um indicador para avaliar a melhoria da ‘fotografia’ de hoje com a dos próximos três anos. Quem melhorar o desempenho merece receber mais incentivos”, completou.

Segundo o Ministério da Saúde, o índice, que será atualizado a cada três anos, pretende avaliar o desempenho dos serviços oferecidos pelo SUS nos municípios. O ministério considera a criação do IDSUS a primeira etapa para o desenvolvimento de um programa regular de avaliação do SUS - aos moldes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), usado pelo Ministério da Educação para avaliar os ensinos fundamental e médio públicos do país.

Esta nota coloca Paranaíba na vanguarda da ampliação da produtividade do setor público, mesmo diante das pressões inescapáveis da corrente absorção tecnológica. Isto prova o aprimoramento na maneira com a qual a saúde vem sendo administrada. “Saúde está entre as nossas prioridades. Nossa vontade sempre foi melhorar a condição de vida da população, bem como seu acesso à saúde pública. Por isso, a Prefeitura busca, incessantemente, recursos e trabalha para a ampliação da rede de atendimento ao público. Nos três anos de nossa gestão, já foram gastos praticamente R$10 milhões de reais para melhorar a saúde em Paranaíba”, salientou o Prefeito Municipal.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)