Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paranaíba busca preservação dos rios Aporé e Santana

Assessoria de imprensa - 28 de outubro de 2013 - 13:45

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representada pelo secretário Lincon Pinhé, esteve na última semana em Aparecida do Taboado, para a reunião de criação do Comitê da Sul Bacia Rios Aporé e Santana, com o propósito de discutir soluções e viabilização de recursos hídricos para a manutenção desses rios, que passam pelas cidades de Paranaíba, Cassilândia, Chapadão do Sul e Aparecida do Taboado.

“A finalidade é resolver conflitos relacionados a recursos hídricos, entre poder público, usuários e entidades. Esse comitê servirá para angariar recursos para aplicar nas sub-bacias, através dele conseguir administrar recursos hídricos”, pontuou Lincon.

De acordo com ele a preservação dos rios é de grande prioridade. Para tanto, a reunião foi mais um passo no sentido de criação do comitê, que lutará pelas sub-bacias junto ao governo federal, por meio da Agência Nacional das Águas.

“Cada cidade irá fazer um levantamento de usuários, das entidades e buscar fazer uma síntese de qual é a situação atual dos rios. Demonstrar mobilização e o levantamento de tudo que já foi feito nesse comitê”, explicou o secretário.

Conforme Lincon, o comitê é criado por decreto do governador ou determinação do Comitê Estadual. A próxima reunião ocorrerá em Cassilândia, ainda sem data definida. “É importante porque ele vai ter regimento interno e legislação, para ter instrumento para resolver pendências e conflitos e angariar recursos. É um passo fundamental para a manutenção e preservação desses rios e para dirimir problemas futuros”, concluiu.

SIGA-NOS NO Google News