Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paraná vai contestar laudo que confirma febre aftosa

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 07 de dezembro de 2005 - 10:01

O governo do Paraná deve contestar o laudo divulgado ontem pelo Mapa (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que confirmou foco de febre aftosa em uma fazenda da cidade de São Sebastião da Amoreira, no norte do estado. Conforme informações da Radiobrás, de 2.212 animais da propriedade, 200 vieram do município de Eldorado, Mato Grosso do Sul, região já afetada pela aftosa. Segundo o ministério, desse total, 22% dos animais apresentam reações compatíveis com a doença.
Em nota à imprensa, o vice-governador e secretário da Agricultura do Paraná, Orlando Pessuti, disse que tem convicção de que não existe a doença no Paraná. "A decisão do Ministério da Agricultura de estabelecer um foco de aftosa em nosso estado será contestada administrativa e judicialmente", afirmou. Ainda hoje o governo daquele Estado também deve decidir hoje se aprova os critérios para flexibilizar o trânsito de animais, produtos e subprodutos de origem animal e vegetal provenientes do Mato Grosso do Sul.
Deve ocorrer reunião com representantes dos governos do Paraná, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, além de 35 entidades, para discutir a resolução que flexibilizou a entrada de animais, vegetais, produtos e subprodutos paranaenses em São Paulo. Desde ontem é possível ingressar, desde que por corredores sanitários estabelecidos, animais em pé suscetíveis à febre aftosa de todas as categorias no Estado de São Paulo, com exceção dos animais que estão na chamada área de risco (em Mato Grosso do Sul são área de risco Mundo Novo, Japorã, Eldorado e parte de Itaquiraí e Iguatemi).

SIGA-NOS NO Google News