Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/01/2006 16:33

Paraná registra terremoto mais intenso em 100 anos

João Prestes / Campo Grande News

Terremoto registrado ontem à noite de intensidade 4.7 graus na escala Richter abalou cidades da região de Campos Gerais, no Paraná, noticiou agora há pouco a Agência Brasil. Cientistas do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília consideram o tremor um dos treze maiores sismos ocorridos nos últimos cem anos no Estado.

Apesar da intensidade, o abalo não foi sentido em Mato Grosso do Sul, atestam os destacamentos do Corpo de Bombeiros de Mundo Novo e de Naviraí, cidades próximas à divisa com o Paraná. O epicentro do terremoto ocorreu na região de Telêmaco Borba. Segundo o tenente Eduardo Pinheiro, da Defesa Civil do Paraná, o fenômeno foi considerado pelo observatório como "forte" para a região Sul do País.

Os moradores dos municípios de Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira sentiram os tremores. Eram 21 horas quando as pessoas começaram a ligar para o Corpo de Bombeiros da região para saber o que estava acontecendo. Não houve registro de feridos e nem desabamentos. O clima hoje pela manhã é de tranqüilidade. De acordo com o tenente Eduardo Pinheiro, não é possível prever quando e se o fato voltará a se repetir.

Há alguns meses, aconteceram tremores semelhantes em municípios da região oeste e central do estado. Em Cascavel, a população ouviu inclusive ruídos em virtude da movimentação do solo. Na ocasião, a explicação de institutos de geociência era de que as acomodações ocorridas em placas que compõem o solo na região dos Andes teriam produzido ondas de movimentos. Essas ondas chegaram a ser sentidas nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul.

Em geral, os tremores são causados por deslocamentos e acomodações das placas da crosta terreste, a uma profundidade de 40 quilômetros abaixo da terra. O contato das placas libera a energia que provoca as vibrações sentidas na superfície terrestre. A intensidade dos terremotos é medida pela Escala Richter, inventada pelo sismólogo Charles Richter em 1935. A escala vai de zero a nove e os tremores fracos recebem valores próximos de zero. Cada unidade representa dez vezes a magnitude do tremor.

Eu sou professor de Geografia ,nascido em Ponta Grossa, moro em Reserva, região dos Campos Gerais, aqui sentimos 2 fortes abalos, de grande intensidade mesmo, movendo até os móveis da casa, o muro retorceu todo, nao quebrou, mas estalos eram ouvidos, foi muito forte, senti algo grande batendo de baixo para cima, foi bem estranho a sensação, os vizinhos se apavoraram, foi uma expereriência única.
 
Alcione Malherbi Sinhori em 17/07/2014 09:26:35
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)