Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paraná registra terremoto mais intenso em 100 anos

João Prestes / Campo Grande News - 05 de janeiro de 2006 - 16:33

Terremoto registrado ontem à noite de intensidade 4.7 graus na escala Richter abalou cidades da região de Campos Gerais, no Paraná, noticiou agora há pouco a Agência Brasil. Cientistas do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília consideram o tremor um dos treze maiores sismos ocorridos nos últimos cem anos no Estado.

Apesar da intensidade, o abalo não foi sentido em Mato Grosso do Sul, atestam os destacamentos do Corpo de Bombeiros de Mundo Novo e de Naviraí, cidades próximas à divisa com o Paraná. O epicentro do terremoto ocorreu na região de Telêmaco Borba. Segundo o tenente Eduardo Pinheiro, da Defesa Civil do Paraná, o fenômeno foi considerado pelo observatório como "forte" para a região Sul do País.

Os moradores dos municípios de Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira sentiram os tremores. Eram 21 horas quando as pessoas começaram a ligar para o Corpo de Bombeiros da região para saber o que estava acontecendo. Não houve registro de feridos e nem desabamentos. O clima hoje pela manhã é de tranqüilidade. De acordo com o tenente Eduardo Pinheiro, não é possível prever quando e se o fato voltará a se repetir.

Há alguns meses, aconteceram tremores semelhantes em municípios da região oeste e central do estado. Em Cascavel, a população ouviu inclusive ruídos em virtude da movimentação do solo. Na ocasião, a explicação de institutos de geociência era de que as acomodações ocorridas em placas que compõem o solo na região dos Andes teriam produzido ondas de movimentos. Essas ondas chegaram a ser sentidas nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul.

Em geral, os tremores são causados por deslocamentos e acomodações das placas da crosta terreste, a uma profundidade de 40 quilômetros abaixo da terra. O contato das placas libera a energia que provoca as vibrações sentidas na superfície terrestre. A intensidade dos terremotos é medida pela Escala Richter, inventada pelo sismólogo Charles Richter em 1935. A escala vai de zero a nove e os tremores fracos recebem valores próximos de zero. Cada unidade representa dez vezes a magnitude do tremor.

SIGA-NOS NO Google News