Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paraná adia divulgação de laudo sobre suspeita de aftosa

Inara Silva / Campo Grande News - 26 de outubro de 2005 - 13:24

O governo do Estado do Paraná só deve divulgar na sexta-feira (28) o laudo sobre a suspeita de contaminação de febre aftosa em 19 animais de fazendas localizadas nos municípios de Maringá, Loanda, Amaporã e Grandes Rios. A previsão anterior era que o resultado ficaria pronto hoje, mas o secretário executivo do Conesa (Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária), Silmar Pires Buter, disse que não é conveniente apressar o resultado para não causar ainda mais transtornos para a economia do Estado. As amostras estão em analise no Laboratório Nacional de Agricultura, em Belém.
Os primeiros casos de suspeita da doença no Estado surgiram no dia 20 e foram identificados quatro focos suspeitos em animais que participaram de uma feira em Londrina e apresentavam febre, salivação abundante e dificuldade para caminhar.
De acordo com relatório divulgado pela secretaria estadual da Agricultura, das 70 propriedades vistoriadas porque receberam animais do Mato Grosso do Sul ou tiveram gado da raça Limosin exposto na feria de Londrina, em quatro delas os animais apresentaram sintomas de aftosa.
Esta semana São Paulo e Santa Catarina decidiram flexibilizar e permitir a entrada de alguns produtos de origem animal do Paraná. A proibição estava em vigor desde a última sexta-feira,(21). A aftosa é uma enfermidade viral, muito contagiosa, de evolução aguda, que afeta naturalmente animais domésticos como os bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. As informações são da Agência Brasil.

SIGA-NOS NO Google News