Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paralisação de professores atinge 75% das escolas de MS, diz Fetems

Campo Grande News - 14 de maio de 2015 - 08:20

A paralisação de 24 horas da rede estadual de educação deixou escolas fechadas nesta quinta-feira. Conforme a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação), o movimento atinge 75% da rede estadual, formada por 365 escolas. Em Campo Grande, a adesão, conforme a federação, é de 90%.

Nesta quinta-feira, 20 mil professores suspenderam as atividades, o que deve deixar 270 mil alunos sem aulas em todo Mato Grosso do Sul. A Educação ainda conta com cinco mil administrativos.

A paralisação é em protesto contra o Projeto de Lei 48/2015, que altera regras para as eleições de diretores na rede estadual de ensino. A proposta está em análise na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). O deputado José Carlos Barbosa (PSB), pediu vistas. A previsão é que a comissão analise o projeto na semana que vem, só então ele segue para votação em plenário.

A Fetems quer a participação de todos os alunos a partir de 12 anos na escolha dos diretores de escolas, enquanto o governo quer limitar a idade mínima a 14 anos de idade.

A entidade também cobra a possibilidade de todos os profissionais da educação (professores e funcionários administrativos) concorrerem aos cargos de diretores e diretores adjuntos, conforme previsto na Lei Complementar 87/2000. O pleito contraria a posição da secretaria estadual de Educação, que limita a disputa somente aos professores.

No período da manhã, os professores vão acompanhar a sessão na Assembleia. A partir das 14 horas, no pátio da Casa de Leis , os trabalhadores vão realizar uma assembleia geral.

A assessoria de imprensa da SED (Secretaria Estadual de Educação) informa que só amanhã terá o dado de quantas escolas aderiram à mobilização. A secretaria vai entrar em contato com cada colégio para saber o dia de reposição, que deve ser feito obrigatoriamente no mês de maio. A escolha deve ser entre o dia 16 e 23, que caem no sábado. O sábado de 30 de maio já é dia letivo.

SIGA-NOS NO Google News