Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paraguaio é 2ª vítima fatal da febre amarela em MS

Marta Ferreira/Campo Grande News - 05 de abril de 2008 - 21:53

O superintendente de Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul, Eugênio de Barros, informou ao Campo Grande News que a segunda morte por febre amarela em Mato Grosso do Sul contabilizada em boletim do Ministério da Saúde é a do paraguaio Rodolfo Escobar, de 38 anos, ocorrida no dia 7 de fevereiro, em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. A vítima primeiro foi internado em Pedro Juan Caballero e depois transferida para o Brasil

Segundo Eugênio, a morte já havia sido confirmada por exames, mas não estava contabilizada nos números por conta de uma dúvida relacionada ao local de contágio da doença, por conta do fato de o doente transitar entre Brasil e Paraguai. Até uma reunião entre representantes dos dois países sobre o assunto foi feita. Diante da informação de que Rodolfo trabalhou em uma fazenda de Aral Moreira, onde pode ter sido infectado, o caso foi registrado dentro os óbitos confirmados no Brasil.

O superintendente diz que depois da descoberta desse caso na fronteira, foram adotadas medidas como vacinação e borrifação de veneno contra o mosquito que transmite a doença.

Pelo boletim mais recente do Ministério da Saúde, no País são 28 mortes já provocadas pela febre amarela. O total de casos notificados chega a 70, dos quais 40 evoluíram para óbito. Desse total, os prováveis locais de contaminação são distribuídos da seguinte forma: Goiás tem 52%, Mato Grosso do Sul 23%, Distrito Federal 12%, Mato Grosso 5%, Pará 5% e Paraná 5%. No Estado, são nove casos confirmados, de 11 notificados, e duas mortes, conforme o relatório, atualizado até o dia 2 de setembro.



SIGA-NOS NO Google News