Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paraguai vai vacinar rebanho contra aftosa em duas fases

Waldemar Gonçalves Jr. / Campo Grande News - 06 de outubro de 2004 - 16:25

O Senacsa (Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal), do Paraguai, modificou o calendário de vacinação do rebanho contra febre aftosa. Conforme publica na edição de hoje o jornal paraguaio ABC Color, o trabalho será feito entre o fim deste ano e início de 2005, atendendo acordo firmado com Brasil e Argentina.
A publicação paraguaia informa que ontem o Senacsa baixou a resolução número 1.199, que estabelece duas etapas ao programa de vacinação contra aftosa. A primeira começa no dia 1º de novembro e termina no dia 30 do mesmo mês, compreendendo os departamentos (Estados) de Alto Paraguai, Concepción, San Pedro, Amambay, Canindeyú, Alto Paraná, La Cordillera, Guairá, Paraguarí e Central.
A segunda etapa será entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro de 2005, em Ñeembucú, Misiones, Caazapá, Itapúa, Caaguazú, Presidente Hayes e Boquerón.
O jornal paraguaio explica que a mudança é parte de programa feito entre o Senacsa, Associação Rural do Paraguai, autoridades do Brasil e Argentina.
A meda é vacinar 9,5 milhões de cabeças, ou seja, 100% do rebanho paraguaio. Os dados oficiais apontam que, na primeira campanha, feita no início deste ano, 95% do rebanho foi vacinado. O último caso de aftosa registrado no Paraguai foi em julho de 2002, aponta o ABC Color.

SIGA-NOS NO Google News