Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paraguai se prepara para exportar carne bovina ao Brasil

04 de setembro de 2006 - 14:18

O Paraguai iniciou os preparativos visando a exportação de carne bovina para o Brasil, segundo informou hoje o secretário estadual de Produção e Turismo, João Cavalléro. A iniciativa foi oficializada na sexta-feira durante assinatura de acordo entre dirigentes de serviços veterinários dos dois países, com a presença de representantes do GIEFA (Grupo Interamericano para a Erradicação da Febre Aftosa) e do Panaftosa (Centro Panamericano de Febre Aftosa).


No documento está prevista a realização da primeira ação conjunta no combate à febre aftosa na divisa Mato Grosso do Sul-Paraguai. O trabalho começará em 1º de outubro, quando serão vistoriadas por técnicos brasileiros e paraguaios 78 fazendas produtoras de gado de corte instaladas na região extremo sul do Estado, nos dois lados da fronteira.


Segundo explicou Cavalléro, a reunião realizada em Pedro Juan Caballero, capital do Departamento de Amambay, no Paraguai, foi bastante proveitosa. O encontro tratou da erradicação da aftosa na América do Sul.


O presidente do Senacsa (Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai), Hugo Corrales, está animado com o compromisso firmado. Ele esteve reunido em 20 de agosto com o governador Zeca do PT. Na ocasião, o governador afirmou ser interesse do Estado importar carne do Paraguai, além do boi em pé que vem sendo comprado normalmente.


Também foi assinado no dia um protocolo prevendo o geoprocessamento da região para mapear as propriedades e cadastrar o rebanho, a identificação diferenciada do gado de fronteira, a ação conjunta no controle do trânsito de animais e a criação de um banco de dados com acesso franqueado.



Estadão

SIGA-NOS NO Google News