Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paraguai quer regularizar comércio na fronteira

Roberta Lopes/ABr - 09 de novembro de 2006 - 07:10

Brasília - O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, recebeu ontem (8) do prefeito licenciado de Cuidad del Este (Paraguai), Javier Zacarias Iruam, pedido de agilidade nas negociações para legalizar o comércio na fronteira com o Brasil.

“Estamos preocupados porque queremos um comércio sustentável, um comércio que possa atender tanto aos brasileiros quanto aos paraguaios”, disse o prefeito, que pretende "formalizar o que chamamos de sacoleiros, comerciantes que vão ao Paraguai abastecer suas lojas com vários tipos de produtos".

O objetivo, acrescentou, é “transformar esses comerciantes em pequenos importadores, inscrevê-los em um regime tributário habilitado pela legislação brasileira. Com isso eles poderão ir ao Paraguai fazer suas compras e, quando passarem pela aduana, pagar o imposto pelas mercadorias e assim poder transitar livremente no Brasil”.

Segundo o embaixador do Paraguai no Brasil, Luis González Arias, que também participou da reunião com Amorim, disse acreditar que mecanismos legais e um maior controle na fronteira poderão ajudar a solucionar os problemas resultantes desse comércio informal.

"Esperamos que as negociações com a Receita Federal e com a Subsecretaria de Tributação do Paraguai, que já começaram em nível técnico, possam ser concluídas com êxito. Mas o que consideramos mais importante é a concretização de um comercio legal entre os dois países", disse.

O prefeito informou que tem reuniões agendadas para hoje (9) com os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior , Luiz Fernando Furlan, e com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.


SIGA-NOS NO Google News