Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paraguai pedirá abertura total do mercado argentino

Famasul Notíicias - 30 de agosto de 2005 - 15:00

Durante uma visita que o presidente do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina, Jorge Amaya, fará no Paraguai, os produtores locais e funcionários do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa), pedirão a reabertura total do mercado argentino ao gado paraguaio, já que atualmente só é permitida a entrada de reprodutores vivos e material genético.

No final do mês passado, durante a Expo Palermo, ocorrida em Buenos Aires, as autoridades argentinas comunicaram a reabertura da fronteira ao gado paraguaio (após quase três anos de fechamento devido ao último foco de aftosa em 2002), mas somente para reprodutores vivos e material genético.

Amaya realizará uma visita relâmpago ao Paraguai, que será aproveitada para que este país insista na reabertura total do mercado argentino ao gado paraguaio, incluindo o gado vivo para produção e invernada, e o gado ao gancho (carne fresca), considerando que ambos os países possuem o mesmo status sanitário, livres de febre aftosa com vacinação.

O presidente do Senacsa paraguaio, Hugo Corrales, disse que Amaya deverá visitar o escritório do Senacsa, em San Lorenzo, durante sua visita ao Paraguai. Ele disse que o principal trabalho de Amaya é verificar o convênio de fronteira com o Paraguai, mas que aproveitará a ocasião para convidar o funcionário argentino para visitar o Senacsa e a lhe dar respaldo à decisão política de reabertura total do mercado argentino. Corrales disse que a idéia é inicialmente a venda de reprodutores, material genético, sêmen e embriões e, depois, da comercialização de gado em pé.

SIGA-NOS NO Google News