Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paraguai anuncia medidas preventivas contra febre aftosa

Humberto Marques/Campo Grande News - 11 de outubro de 2005 - 08:18

A crise sanitária vivida pelo Brasil, após a confirmação de um foco de febre aftosa no município de Eldorado, enfraquece o poder de negociação do Mercosul com outros blocos comerciais. A opinião é do ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Gustavo Ruiz Díaz, que demonstra preocupação com o prejuízo nas exportações da carne bovina daquele País, em especial para a Rússia - principal mercado internacional do rebanho do Paraguai.

Segundo o jornal ABC Color, já foi decretado alerta sanitário em toda a fronteira paraguaia com o Brasil. A fazenda Vezozzo, onde foi identificado o foco de aftosa, está há cerca de 45 km da fronteira com o Paraguai. Os órgãos de defesa sanitária do país vizinho já determinaram a implantação de um plano de alerta sanitário nos departamentos de Amambay, Canindeyú e Alto Paraná, que inclui a delimitação de uma área de vigilância de 30 km, a partir da linha de fronteira com o Brasil, implementação de postos de controle e desinfecção de veículos que entram no Paraguai oriundos de Mato Grosso do Sul.

Também foi determinada a proibição de entrada de animais suscetíveis à febre aftosa que tenham saído de território sul-mato-grossense - brigadas móveis de vigilância permanecerão na fronteira, para garantir que possíveis animais contaminados ingressem no Paraguai. Apesar da proximidade, a defesa sanitária paraguaia não acredita que a doença se alastre para além da fronteira.

SIGA-NOS NO Google News