Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Para sobreviver, PT quer trégua entre Zeca e Delcídio

Paulo Fernandes - Campo Grande News - 04 de novembro de 2008 - 14:04

Passada as eleições, o PT tenta impedir um maior desgaste do partido. As principais lideranças, senador Delcídio do Amaral e ex-governador Zeca, disputam o controle do partido. Essa divisão resultou em derrotas políticas nas eleições deste ano.

Os quatro deputados estaduais discutiram hoje, na Assembléia Legislativa, uma trégüa no partido e demonstraram preocupação com relação a força do governador André Puccinelli (PMDB). PT e PMDB são adversários históricos em Mato Grosso do Sul, embora aliados em plano nacional.

Apesar de ser o segundo partido mais votado (perdendo para o PMDB), o PT teve derrotas eleitorais em cidades importantes como Dourados, do prefeito Laerte Tetila, e Porto Murtinho, a terra natal de Zeca.

Durante a sessão legislativa desta terça-feira, os deputados do PT debateram a necessidade de não deixar que as divergências entre Zeca e Delcídio prejudiquem mais o partido.

O presidente regional do PT, deputado Amarildo Cruz, afirma que um acordo entre as duas lideranças está próximo. Ele acredita que o partido deve permanecer unido até 2010 para poder lançar um candidato à sucessão do governador André Puccinelli, caso a verticalização permita.

“Em 2010, o PT vai ter candidato a governador pelo peso político que tem”, diz. Amarildo admite ainda que o PT poderia ter conquistado mais cidades, se não houvesse a divisão interna.

O deputado Paulo Duarte disse que é a favor de uma trégua para que as lideranças n]ao entrem em conflito durante o ano de 2009, mas que acha que “não cabe nenhum falso entendimento”.

Zeca e Delcídio devem voltar a se enfrentar em setembro de 2009, quando deve ocorrer o PED (Processo de Eleições Diretas) para a escolha do próximo presidente estadual do PT.

SIGA-NOS NO Google News