Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Para secretária, MS retoma status sobre aftosa neste ano

Aline dos Santos/Campo Grande News - 02 de maio de 2007 - 09:57

A secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (da pasta de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo) acredita que ainda neste ano o Estado retome o status de área livre de aftosa com vacinação. A questão se prolonga desde outubro de 2005, quando foram descobertos focos da doença na região Sul. Neste mês, a situação de Mato Grosso do Sul entraria em pauta durante uma reunião da OIE (Organização Mundial de Epizootias), contudo uma investigação sorológica apontou indícios de circulação do vírus de febre aftosa em Eldorado, Mundo Novo e Japorã.

A secretária reconhece que a previsão sobre a reabilitação do Estado está desacreditada. “Apesar de muita gente não acreditar, eu trabalho com essa possibilidade. A classe produtora tem que acreditar e trabalhar”, declarou em entrevista ao jornal Bom Dia MS, da TV Morena. Segundo Tereza Cristina, antes de setembro o Estado poderá receber uma missão da OIE, por isso tem que apresentar a melhor vacinação. Nesta quarta-feira, será lançada a vacinação contra a febre aftosa; todo o rebanho, de mamando a caducando, deverá ser imunizado. A Iagro terá 700 mil doses para vacinar animais em aldeias e assentamentos.

Dinheiro – O abate de bois na região Sul deve ser retomado após uma reunião em Japorã no próximo sábado. A medida foi suspensa por falta de recursos para a indenização dos produtores rurais. “O problema do dinheiro está superado, acredito que nesta semana saia uma medida provisória e vamos para lá com o dinheiro no bolso”, salienta Tereza. O governo federal irá liberar R$ 25 milhões para as ações de controle e combate à febre aftosa em Mato Grosso do Sul. O acerto foi firmado entre o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e o governador André Puccinelli (PMDB).

SIGA-NOS NO Google News