Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Para presidente do TRE, aumento não vale nestas eleições

Campo Grande News/Aline dos Santos - 18 de dezembro de 2008 - 13:41

Enquanto os contemplados comemoram, o presidente do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo, vê com descrédito a possibilidade da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que amplia o número de vereadores ser válida para as eleições deste ano.

A PEC 20/08, aprovada pelo Senado na madrugada de hoje, criou mais 7.343 cargos de vereador no Brasil. Contudo, apesar do projeto prevê validade já para 2008, o presidente do TRE alerta que a regulamentação depende do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

“Não é possível. Não tem como mudar as regras depois que o jogo acabou. Acho isso absurdo”, enfatiza. Ele não descarta, inclusive, que a questão chegue ao STF (Supremo Tribunal Federal), por acarretar dúvidas quanto à constitucionalidade.

Segundo levantamento da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Mato Grosso do Sul passaria de 721 para 834 vereadores. Em Campo Grande, o total passa de 21 para 27 vereadores. O Senado vai promulgar a PEC ainda nesta quinta-feira.

A emenda constitucional aprovada busca resolver uma polêmica criada em 2004, quando o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) baixou a resolução para redistribuir os municípios em 36 faixas, reduzindo o número de vereadores.

Confronto - Na interpretação da Justiça eleitoral, para ser aplicada já no ano que vem a mudança deveria ter sido aprovada, no máximo, até 30 de junho de 2008.

Já o senador Valter Pereira (PMDB), que acompanhou a votação em Brasília, garante que a medida terá efeito imediato. “Vale para as eleições que foram feitas em 2008, não há dúvidas”.

SIGA-NOS NO Google News