Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Para petistas, prorrogação de mandato seria golpe

Dourados News - 18 de fevereiro de 2005 - 14:10

Se o objetivo era agradar, o presidente da Câmara Federal, Severino Cavalcanti (PP), pode ter dado um tiro no pé ao propor a prorrogação por dois anos o mandato do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar não encontrou apoio sequer no PT, que defende a unificação das eleições, mas alega que a extensão do mandato seria uma saída antidemocrática.

O presidente interino do PT pernambucano, Dilson Peixoto, afirmou que a proposta do progressista é complicada por ser o mandato um princípio democrático e que só deve ser alterado com o consentimento do eleitor. "E do jeito que a proposta foi apresentada, pode ser interpretada como um golpe e é inconstitucional", avaliou Peixoto, ressaltando, em seguida, que, enquanto presidente de uma Casa tão importante, o progressista deveria ter mais responsabilidade com suas declarações. "Ele chegou à presidência da Câmara por mérito, mas precisa saber a dimensão e a repercussão dos seus discursos", criticou o dirigente petista.

O deputado federal Fernando Ferro (PT-PE) também censurou a iniciativa do colega progressista, destacando que esse assunto não deveria ser discutido isoladamente, mas como um item da reforma política. "A atitude e a idéia dele (Severino Cavalcanti) estão totalmente deslocadas", declarou Ferro, ressaltando que o estilo, o método e as regras necessárias para moralizar o quadro político brasileiro não passam pela extensão dos mandatos em vigor. "Podíamos até discutir isso para outros mandatos, mas que ainda vão começar", destacou.

Autor do projeto que propõe a realização de eleições gerais num mesmo ano, o deputado federal Maurício Rands (PT) também destacou que o caminho para se chegar à eleição única não é o da prorrogação dos mandatos. "A saída seria determinar regras para os próximos mandatos. Por exemplo, definir se a eleição de 2006 valerá por seis anos e a de 2008 por quatro anos e, assim, em 2012, seriam feitas eleições gerais", explicou Rands.

SIGA-NOS NO Google News