Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/06/2010 14:14

Para OAB, aprovação de 7% em exame não surpreende

Campo Grande News/ Aline dos Santos

A aprovação de apenas 7,77% dos inscritos na 1ª fase do exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso do Sul não surpreendeu o presidente da entidade no Estado, Leonardo Duarte.

“Não me surpreende. Faculdade de Direito agora é como a faculdade de Filosofia na Idade Média, todo mundo quer fazer”, afirmou durante visita ao Campo Grande News.

Segundo ele, como há demanda e baixo custo, quando comparado, por exemplo, ao investimento para manter um curso de medicina, Direito se tornou carro chefe nas universidades.

Além do aumento do número de cursos, ele afirma que o resultado do exame mostra o despreparo dos alunos. “A culpa não é deles, mas uma falha do sistema educacional”. Para ele, as principais deficiências são quanto à redação e interpretação de texto.

O presidente da OAB também questiona a eficiência do Cespe/UNB (Centro de Seleção e de Promoção de Evento), que organiza a prova em âmbito nacional.

“Temos que aperfeiçoar o exame de ordem, não estamos satisfeitos com o Cespe. Com a forma de elaboração das provas e a incapacidade de avaliar os recursos. Temos mais dor de cabeça com os recursos do que com o próprio exame”.

De prático, a OAB vai visitar todas as instituições de ensino superior que oferecem curso de Direito no Estado e repassar sugestões de bibliografia.

Treino – Leonardo Duarte destaca que pela primeira vez foi permitido que universitários do 9º e 10º semestres (último ano do curso) façam a prova. Caso o inscrito seja aprovado, ele receberá a autorização para atuar como advogado após apresentar o diploma de conclusão do curso.

Em Mato Grosso do Sul, a prova com cem questões de múltipla escolha foi aplicada a 2046 candidatos, mas só 159 conseguiram passar para a segunda fase do exame.

Cidade com o maior número de candidatos inscritos, Campo Grande teve somente 125 aprovados. Em Dourados foram 21 e no município de Três Lagoas 13. A segunda fase deve ser aplicada no dia 25 de julho.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)