Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Para ministro, mínimo é o melhor dos últimos 8 anos

Agência Câmara - 30 de abril de 2004 - 15:28

Em resposta a ouvintes do Piauí e do Distrito Federal, o ministro do trabalho, Ricardo Berzoini, voltou a defender o reajuste do salário mínimo. Ele afirmou que o valor atual do mínimo, no segundo ano do governo Lula, é o melhor valor dos últimos tempos, se comparado aos oito anos do governo Fernando Henriqu.
Berzoini lembrou que a inflação dos últimos 12 meses foi baixa e a tendência é que se mantenha assim. “De nada adianta ter um aumento de 100% no salário mínimo, e a inflação voltar a disparar”, disse.
Para o representante da Confederação do Comércio, Carlos Thadeu de Freitas, o mínimo está do tamanho certo. Para ele, o grande problema é o aumento da dívida pública, que deve ser controlada, e a carga tributária, que deve ser reduzida.
O deputado Tarcísio Zimerman (PT-RS) citou o exemplo do Rio Grande do Sul, que ainda no governo petista criou o salário mínimo regional. “Hoje temos no Rio Grande um piso de R$ 312, chegando a R$ 350, que é valor que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) recomenda para o Brasil”. A solução encontrada no Rio Grande do Sul, de um piso regional maior, é, na opinião do deputado, uma boa solução que pode ser adotada para o problema do baixo valor do salário mínimo nacional .

Distância salarial
O deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA) respondeu pergunta de um ouvinte que criticou o alto valor dos salários pagos aos políticos. Segundo o líder, o Brasil é o País mais desigual do mundo, e na sua opinião a diferença entre alguns salários pagos na administração e o salário mínimo é realmente grande. Por isso, ele defendeu a recuperação do poder de compra do piso salarial para que esta distância seja reduzida.

SIGA-NOS NO Google News