Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Para ministra, potencial produtivo do Brasil “incomoda muita gente” no exterior

Campo Grande News - 28 de setembro de 2019 - 10:40

A titular da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Jair Bolsonaro, Tereza Cristina, vem dividindo as atenções da pasta entre as ações de organização do agronegócio no país e, também, encabeçar a abertura de negócios para a produção brasileira no exterior. Ao avaliar os dois trabalhos como difíceis, porém, ela aponta a verdadeira fonte de problemas: a própria capacidade produtiva do país.

“Nós mesmos damos munição para falarem mal do Brasil. O Brasil incomoda muita gente”, afirmou ministra, durante evento partidário do DEM no gabinete do deputado estadual José Carlos Barbosa, na Assembleia Legislativa, em Campo Grande. Longe de a declaração envolver posicionamentos polêmicos da atual cúpula federal, Tereza atribuiu os problemas ao potencial do país como concorrente internacional por conta de sua vocação para a agropecuária.

“Imagine um país que tenha extensão territorial que temos, com uma agricultura tropical que consegue fazer duas safras no mesmo ano, podendo até fazer três se houver irrigação, pelo tamanho e extensão que consegue fazer carne, soja, milho, algodão, cana. O Brasil é uma potência, colocamos todo dia no prato de um bilhão de pessoas alguma coisa do nosso agronegócio”, afirmou a ministra, ressaltando que nas recentes reuniões com autoridades do Egito, Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes, obteve garantias do reconhecimento dos produtos brasileiros como “bons e baratos”.

Competitividade – Tereza Cristina ainda afirmou que, mesmo diante de barreiras sanitárias e comerciais e dos problemas em logística e tributários, “o Brasil consegue ser competitivo”.

“Agora imagine o mercado lá fora, quando se assina um acordo com a União Europeia de livre mercado. É preciso qualidade, credibilidade. E precisamos dizer que acreditamos no nosso potencial e podemos agregar muito valor aos produtos que temos aqui. O Brasil assusta produtores de outros países, mas acho que podemos fazer muito mais porque ousamos pouco até hoje”.

A jornalistas, Tereza também rebateu alegações de que posicionamentos pessoais do presidente Jair Bolsonaro tenham efeito negativo no processo de abertura de mercados.

“O presidente fala o que pensa, as pessoas podem gostar ou não disso. Ele não enganou ninguém, foi eleito com um discurso que continua a fazer, e segue resgatando a nossa nacionalidade, o patriotismo, e isso incomoda muita gente. Falam em temores, mas até agora não vi nada, só muita notícia de jornal. Continuamos sendo grandes exportadores”, finalizou.

SIGA-NOS NO Google News