Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Para iniciar 2010 com pé direito, o 13º deve ser poupado

Bruna Girotto - 02 de dezembro de 2009 - 00:33

Faltam 29 dias para acabar o ano. As festas de fim de ano estão chegando. Na alegria do momento, muitos brasileiros gastam o 13º com presentes e diversão, esquecendo que após a virada do ano, o IPTU, IPVA ,a matrícula e o material escolar do colégio devem ser pagos.

“Com o décimo terceiro, eu vou comprar presente para o amigo-secreto, algumas lembranças para meus sobrinhos e para o meu namorado”, diz Alice, 22, consultora de vendas.

O economista Gilsenberg Pinheiro faz um alerta para pessoas que pensam como Alice: “Já é da nossa cultura esperar pelo 13º para pagar contas acumuladas durante o ano, ou se render à febre de consumo das festas natalinas. Assim acabamos misturando as rendas e fazendo novas contas para o ano seguinte".

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Certificação dos Planejadores Financeiros (IBCPF), 85% de brasileiros não têm nenhuma reserva financeira.

"É preciso fazer com que os brasileiros poupem. Se a cada mês pelo menos 20% do salário fossem aplicados em fundos de renda fixa ou poupança, muitas pessoas não estariam tão endividadas", enfatiza o economista.

SIGA-NOS NO Google News