Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pará é o estado com mais mortes por disputa de terras

Raquel Ribeiro/ABr - 30 de março de 2004 - 16:46

O Pará foi o campeão de mortes no campo por conflitos agrários no país em 2003. Segundo o ouvidor agrário nacional, Gersino José da Silva, o houve no estado 19 mortes de trabalhadores rurais em disputas pela terra. O número representa quase 50% do total do ano passado, quando 42 pessoas morreram.

Segundo o ouvidor, que participa de audiência pública a CPI Mista da Terra, os números transformam o Norte na região brasileira com maior número de vítimas de disputas na área fundiária. Em segundo lugar, vem o Centro-Oeste, que registrou cinco mortes; seguido pelo Nordeste, com quatro, e Sul, com duas. Na região Sudeste não houve registro de óbitos em disputas fundiárias, apesar de ser a região onde ocorrem 14% dos conflitos do país.

Como solução para diminuir esses números – desde 1995 foram 285 mortes - Silva defendeu a implantação do Programa Nacional de Combate à Violência no Campo. O pacote de medidas será levado ao secretário nacional de Direitos Humanos, ministro Nilmário Miranda, ainda em abril, para em seguida ser apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

SIGA-NOS NO Google News