Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/10/2008 14:56

Papa reconhece quatro novos santos; lista inclui indiana

24horasnews


O papa Bento 16 deu à Igreja Católica quatro novos santos neste domingo, incluindo uma indiana cuja canonização é vista como um esforço para incentivar o cristianismo na Índia, que sofre com a violência hindu.

Alphonsa era uma freira do sul da Índia e tinha apenas 35 anos quando morreu, em 1946. A lista inclui ainda Gaetano Errico, padre napolitano que fundou uma ordem missionária no século 19, irmã Maria Bernarda, nascida Verena Buetler, na Suíça, em 1848, e que trabalhou como freira no Equador e Colômbia e Narcisa de Jesus Martillo Moran, que ajudava pobres e doentes no Equador, no século 19.

Milhares de fiéis das terras natais dos quatro novos santos, incluindo uma delegação da Índia, onde os católicos são minorias, acompanharam a cerimônia na praça São Pedro.

A irmã Alphonsa da Imaculada Concepção, a primeira mulher indiana a se tornar santa, foi canonizada em meio a ataques de hindus no oeste e sul do país. O antecessor de Bento 16, Paulo 2º, havia beatificado Alphonsa durante uma peregrinação à Índia, em 1986. Beatificação é o último passo formal antes da santidade, a maior honra da igreja.

Na cerimônia estava presente um menino de dez anos que teve seu pé curado por Alphonsa. É necessário um milagre depois da beatificação para que haja a santificação.

"Que seus exemplos nos dêem coragem, seus ensinamentos nos dêem direção e conforto", disse Bento 16, em sua homília.

Quando Bento 16 leu as palavras em latim proclamando os quatro santos, muitos na platéia balançavam bandeiras de seus países natais.

Um assessor segurava um guarda-chuva branco para proteger o papa do forte sol enquanto ele sentava em sua cadeira nos degraus da Basílica de São Pedro para receber presentes durante a cerimônia.

Muitas pessoas associam a Madre Teresa, freira que ganhou o Nobel da Paz, com a Índia. A freira, contudo, é albanesa e foi para Índia ainda jovem para trabalhar com os pobres. Ela morreu em 1997 e foi beatificada pelo papa João Paulo 2º em 2003.

Em 1862, um indiano de nome Gonsalo Garcia foi canonizado.

Violência

O papa aproveitou a cerimônia para denunciar a violência anti-cristãos na Índia e no Iraque, países onde a religião é minoritária. Bispos católicos afirmam que pelo menos 40 cristãos foram mortos na Índia.

Depois da cerimônia de canonização, Bento 16 afirmou aos peregrinos indianos entre a platéia de dezenas de milhares de fiéis que "as heróicas virtudes de paciência, força e perseverança" de Alphonsa "no meio de grande sofrimento" lembra "que Deus sempre dá a força que precisamos para superar cada desafio".

"E quando os fiéis cristão da Índia agradecem a Deus por sua primeira filha nativa a ser apresentada para veneração pública, eu quero assegurá-los de minhas orações durante estes tempos difíceis", disse, em inglês.

"Eu peço aos perpetradores de violência que renunciem a estes atos e se unam com seus irmãos e irmãs na construção de uma civilização de amor", disse ainda o papa.

A situação também é preocupante no Iraque, onde muitos fogem dos ataques a padres, congregações e igrejas.

"Eu convido todos a fazer orações para a reconciliação e a paz em situações que provocam alarme e grande sofrimento", disse Bento 16.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)