Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Papa Francisco é Rotariano Honorário do RC Buenos Aires

Distrito 4560 - 14 de março de 2013 - 18:00

O Distrito 4560 publica hoje em seu site matéria sobre o novo papa e o título que recebeu da entidade. Leia:


Diretamente de Evanston, sede do Rotary International, o presidente 1996/97, argentino Luis Vicente Giay, nos relata que o Papa Francisco é rotariano honorário do Rotary Club de Buenos Aires desde 1999. A notícia muito nos honra e demonstra mais uma vez o quão o Rotary International respeita e reconhece todos os credos, seus seguidores e líderes, como detentores de ocupações dignas e úteis à sociedade, assim como os líderes e seguidores da religião Católica Apostólica Romana.


Aliás, trata-se de um equívoco crasso dizer que Rotary é uma organização laica. Não, Rotary não é laico, nossa organização pura e simplesmente acolhe, respeita e reconhece todos os credos, acreditando na existência de Deus, nosso ser superior, que a tudo rege.


Nosso fundador Paul P. Harris, deixa claro seu posicionamento pessoal, ao demonstrar através de citações e pensamentos ser um monoteísca, ou seja, “aquela pessoa que segue e acredita em um só Deus”.


Rotary International alegra-se e rejubila-se por ter em suas fileiras um companheiro tão especial quanto o novo timoneiro da barca de Pedro: Sua Santidade o Papa Francisco.


DOM WALDEMAR
A guisa de conhecimento, aqui, bem próximo ao distrito 4560, no distrito 4580, temos pelo menos mais um digno representante da religião católica, que pastoreou a Diocese de São João Del Rei com dedicação e muito amor ao ideal cristão-católico: trata-se do Bispo Emérito Dom Waldemar Chaves de Araújo. Ele é membro honorário do Rotary Club de São João Del Rei.
Dom Waldemar é da cidade de Ingaí e, residindo em São João Del Rei, mesmo após transferir a administração daquela Diocese ao Bispo Dom Célio de Oliveira Goulart, continua residindo na histórica cidade e, sempre que pode, não deixa de comparecer às reuniões rotárias.

BIOGRAFIA DO ROTARIANO HONORÁRIO JORGE MARIO BERGOGLIO, O “PAPA FRANCISCO”
Data de nascimento: Nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936.


Educação: Estudou e se diplomou como técnico químico, mas ao decidir-se pelo sacerdócio ingressou no seminário de Villa Devoto. Em 11 de março de 1958 passou ao noviciado da Companhia de Jesus, estudou humanas no Chile, e em 1960, de retorno a Buenos Aires, obteve a licenciatura em Filosofia no Colégio Máximo São José, na localidade de San Miguel. Entre 1964 e 1965 foi professor de Literatura e Psicologia no Colégio da Imaculada da Santa Fé, e em 1966 ditou iguais matérias no Colégio do Salvador de Buenos Aires. Desde 1967 a 1970 cursou Teologia no Colégio Máximo de San Miguel, cuja licenciatura obteve.


Sacerdócio: Em 13 de dezembro de 1969 foi ordenado sacerdote. Em 1971 fez a terceira aprovação em Alcalá de Henares (Espanha), e em 22 de abril de 1973, sua profissão perpétua. Foi professor de noviços na residência Villa Barilari, de San Miguel (anos 1972/73), professor na Faculdade de Teologia e Consultor da Província e reitor do Colégio Máximo. Em 31 de julho de 1973 foi eleito provincial da Argentina, cargo que exerceu durante seis anos. Esteve na Alemanha, e ao voltar, o superior o destinou ao Colégio de Salvador, de onde passou à igreja da Companhia, da cidade de Córdoba, como diretor espiritual e confessor. Entre 1980 e 1986 foi reitor do Colégio Máximo de San Miguel e das Faculdades de Filosofia e Teologia da mesma Casa.

Episcopado: Em 20 de maio de 1992, João Paulo II o designou bispo titular da Auca e auxiliar de Buenos Aires. Em 27 de junho do mesmo ano recebeu na Catedral primaz a ordenação episcopal, e foi promovido a arcebispo auxiliar de Buenos Aires em 3 de junho de 1998. De tal sé arcebispal é titular desde em 28 de fevereiro de 1998, quando se converteu no primeiro jesuíta que chegou a ser primaz da Argentina.


É Ordinário para os fiéis de rito oriental residentes na Argentina e que não contam com Ordinário de seu próprio rito. Na Conferência Episcopal Argentina é vice-presidente; e como membro da Comissão Executiva é membro da Comissão Permanente representando à Província Eclesiástica de Buenos Aires. Integra, além disso, as comissões episcopais de Educação Católica e da Universidade Católica Argentina, da que é Grande Chanceler. Na Santa Sé, forma parte da Congregação para o Culto Divino e a disciplina dos Sacramentos, e da Congregação para o Clero.


Papado: O agora Papa Francis (do latim: Franciscus;) é o Papa 266 e atual da Igreja Católica, eleito no dia de ontem, 13 de março de 2013. Ele escolheu o seu verdadeiro nome em homenagem a São Francisco de Assis, o santo que deixou toda uma vida de luxo e riqueza para ser pobre e também ao co-fundador da Companhia de Jesus, São Francisco Xavier. Ele é o primeiro papa nascido nas Américas, e o primeiro papa a partir do hemisfério sul. Desde 1998, ele serviu como arcebispo de Buenos Aires e foi promovido a cardeal em 2001, quando recebeu a barrete vermelha e o título de São Roberto Belarmino.


Rotarismo: Recebeu o título de Rotariano Honorário do Rotary Club de Buenos Aires, Argentina, em 1999.

SIGA-NOS NO Google News