Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/02/2013 20:40

Papa estuda antecipação de conclave que elegerá seu sucessor

Agência Brasil/Telam

Brasília – O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse hoje (20) que Bento XVI está estudando a publicação de um moto-próprio, espécie de decreto papal no qual se estabelecem regras eclesiásticas, que permitiria a antecipação do conclave de cardeais em que será eleito seu sucessor. Isso "aclararia alguns temas específicos" sobre o conclave, disse Lombardi.

No dia 11 deste mês, segunda-feira de carnaval, o papa anunciou que renunciará ao pontificado no próximo dia 28. Pelas regras eclesiásticas atuais, é necessário que transcorram de 15 a 20 dias antes da convocação do conclave para que os cardeais de todo o mundo tenham tempo de chegar a Roma.

Isso se explica porque, usualmente, os papados terminam com a morte dos pontífices, e nesse período costumam ser realizados os cortejos fúnebres, o que, no caso de Bento XVI não ocorrerá. Com isso, fortaleceram-se as especulações de que poderia ser antecipado o processo de eleição do sucessor de Bento XVI.

O próprio Lombardi admitiu, na semana passada, que o conclave poderia começar antes de 15 de março, embora tenha negado, em seguida, essa possibilidade.

Ambrogio Piazzoni, um historiador do Vaticano, disse hoje (20) à imprensa que, se os cardeais puderem chegar a Roma antes desse período de 15 a 20 dias, "não há nada que esperar". Piazzoni ressaltou que não há precedentes históricos de cardeais que tenham se retirado da eleição papal, exceto por problemas de saúde ou porque foram impedidos de viajar para Roma.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)