Cassilândia, Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

31/10/2018 10:00

Pão na panela de pressão

Redação

Para a massa

- 1 ovo
- 1 copo (250ml) de leite morno ou água
- 25 g de fermento biológico fresco (10g de fermento biológico seco)
- 1 colher (sopa) de açúcar
- Cerca de 500 g de farinha de trigo
- Sal a gosto
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- Margarina para untar a panela de pressão
- Fubá para enfarinhar a panela de pressão

Para o recheio salgado (opcional)

- 100 g de salame em fatias picado
- 100 g de queijo provolone ralado
- 150 g de queijo mussarela ralado
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas
- Orégano a gosto

Para o recheio de chocolate (opcional)

- 300g de chocolate ao leite ou meio amargo picado

Modo de preparo
Na vasilha da batedeira, dissolva o fermento com o açúcar, acrescente o leite morno, o ovo, o óleo, o sal e metade da farinha de trigo. Bata na batedeira por 5 min, em velocidade média ou até que a massa fique elástica (esse processo faz com que a massa fique elástica evitando sovar). Numa superfície enfarinhada, acrescente o restante da farinha de trigo na massa (ou quantidade que baste. A massa tem que ficar bem macia e levemente pegajosa). Abra a massa com o auxilio das mãos enfarinhadas.

Acrescente como recheio 100 g de salame em fatias picado, 100 g de queijo provolone ralado, 150 g de queijo mussarela ralado, 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas e orégano a gosto. Feche a massa como um envelope e molde com as mãos formando uma bola.

Se você fizer com chocolate, abra a massa, distribua os pedaços de chocolate uniformemente em toda a massa e enrole como rocambole. Enrole novamente o rocambole para fazer uma bola. Coloque no fundo da panela de pressão untada com bastante margarina e enfarinhada com fubá ou farinha de trigo.

Feche a panela de pressão e deixe fora do fogo para que a massa cresça.
O tempo de crescimento vai girar em torno de 1h (vai depender da temperatura ambiente). Depois do crescimento, polvilhe queijo mussarela e queijo provolone ralados e orégano a gosto.

Se estiver fazendo o pão com chocolate, não polvilhe nada antes de assar. Após assado e frio, polvilhe açúcar de confeiteiro.

Feche novamente a panela de pressão e leve ao fogo bem baixo por cerca de 30 minutos. Não é necessário esperar a panela chiar para contar o tempo (ligue o fogo e volte o botão ao mínimo, quase apagando a chama). Com o fogo bem baixo, a parte da massa que fica em contato com a panela não queima, mas leia a dica no final desta receita caso você sinta cheiro de queimado durante o tempo que o pão estiver assando.

No forno:

Para assar em forno comum é só usar uma forma alta e com espaço suficiente para o crescimento. Deixe crescer em torno de 1 hora, pincele gema, salpique queijo parmesão ou gergelim. Asse por 30 minutos ou até que fique corado.

Dicas:

- Chama ideal: para assar este pão, usei uma dica bem antiga que aprendi com minha mãe. Eu ligo a chama do fogão e volto com o botão como se estivesse desligando e deixo a chama bem baixinha. Mas é importante que você tome conta, pois pode apagar com a corrente de ar.

- Pão sem recheio: você pode fazer o pão sem recheio apenas para comer no lanche passando um patê, pasta ou manteiga. Fica uma delícia!
O pão feito com recheio conforme fiz no programa Mais Você, não fica tão alto, mas também fica muito gostoso.

- Cheirinho de queimado: é comum durante o processo, você sentir um cheiro de queimado. Não se assuste. Talvez você não conseguiu diminuir a chama do fogão o suficiente, mas quando o pão ficar pronto, deixe esfriar para não se queimar, desenforme da panela e corte a casquinha que ficou em contato com o fundo da panela. O pão não fica com sabor de queimado. Existe um utensílio culinário que se chama difusor. Ele é muito bom para ser usado na hora de assar este pão.

- Panela de pressão tradicional: caso sua panela de pressão tenha aba interna, será necessário cortar o pão em quatro ainda dentro da panela e retirar gomo por gomo na hora de desenformar.

- Pão assado no vapor: note que o pão sai branco na superfície pois foi assado no vapor da panela, mas as laterais ficam com uma casquinha muito gostosa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 18 de Novembro de 2018
09:05
Cassilândia
Sábado, 17 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
06:25
Cassilândia/Paranaiba
Sexta, 16 de Novembro de 2018
22:20
Cassilândia
Quinta, 15 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Quarta, 14 de Novembro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)