Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Panaftosa começa amanhã vistorias no Paraná e em MS

Humberto Marques/Campo Grande News - 29 de outubro de 2005 - 07:03

Uma equipe técnica do Panaftosa (Centro Pan-americano de Febre Aftosa), órgão ligado à Organização Pan-americana de Saúde, percorrerá, a partir deste domingo – 30 de outubro – as divisas entre Paraná e Mato Grosso do Sul, assim como as fronteiras com os países vizinhos (Argentina, Bolívia e Paraguai). Newton Pohl Ribas, diretor-geral da Secretaria de Agricultura, informou que o grupo irá inspecionar os postos de vigilância sanitária para controle da doença. Os trabalhos in loco devem ser encerrados no dia 5 de novembro, em território sul-mato-grossense.

Hoje, em Foz do Iguaçu/PR, serão discutidas as ações desenvolvidas na fronteira entre o Paraná e o Paraguai, com representantes dos governos brasileiro e paraguaio. O vice-governador e secretário de Agricultura paranaense, Orlando Pessuti, disse que o Paraná pretende reforçar a vigilância na fronteira, para impedir a entrada de animais com suspeitas de aftosa. Por se tratar de fronteira internacional, a fiscalização seria de responsabilidade do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), mas a administração estadual estaria disposta a colaborar, segundo informou ontem a Agência Brasil.

O governo paranaense aguarda, ainda, a divulgação de resultados finais sobre a suspeita de existir um foco de aftosa no Estado, sendo que o governo continua em alerta: no site http://www.pr.gov.br/seab , a população pode ser informada sobre os sinais que indicam a contaminação, assim como as formas de prevenção e dicas sobre vacinação.

Os técnicos do Panaftosa pretendem vistoriar, também, a fronteira entre a Argentina e Santa Catarina – apesar deste Estado ser considerado área livre da doença sem vacinação.

SIGA-NOS NO Google News