Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Palmeiras e Cruzeiro, um jogo de muitas histórias

Federação Paulista de Futebol - 14 de maio de 2006 - 10:54

Palmeiras e Cruzeiro (MG), fazem hoje, às 16h, no estádio Palestra Itália, uma partida que envolve muita história. Chamadas de Palestra Itália no surgimento, fazendo referência às colônias italianas de São Paulo e Minas Gerais, as equipes tiveram que mudar de nome, na década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial. O time paulista passou a ser denominado Sociedade Esportiva Palmeiras, enquanto o mineiro passou a ser chamado de Cruzeiro Esporte Clube.

Até hoje, as equipes se enfrentaram em 65 oportunidades e o Verdão leva pequena vantagem. São 24 vitórias do alviverde contra 23 do clube celeste e 18 empates. No domingo, o Cruzeiro pode conseguir igualar o retrospecto de partidas em pleno Palestra Itália.

O ano de 1998 foi especial para o histórico do confronto. Só entre os dias 22 de novembro de 1998 e 29 de dezembro de 1998, Palmeiras e Cruzeiro se enfrentaram cinco vezes. Foram duas partidas pela fase quartas-de-final do Campeonato Brasileiro e três encontros pela final da Copa Mercosul. Os mineiros levaram a classificação no Brasileiro após uma vitória de 3 a 2, chegando à final da competição, quando foram derrotados pelo Corinthians. E o Palmeiras ficou com o título sul-americano ao derrotar o Cruzeiro por 1 a 0, com um gol do paraguaio Arce.

Porém, no ano seguinte, o equilíbrio acabou quando o Verdão aplicou sua maior goleada no confronto. Com gols de Paulo Nunes (2), Evair (2), Euller (2) e Alex, a equipe que havia conquistado a Copa Libertadores da América daquele ano, goleou os mineiros por 7 a 2, no dia 22 de outubro de 1999, no estádio Palestra Itália, pela Copa Mercosul.

No ano passado, nas duas vezes que se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro, cada time levou vantagem em uma oportunidade. No dia 22 de maio de 2005, o Cruzeiro venceu por 2 a 0, em Belo Horizonte. No segundo turno, o Palmeiras deu o troco e venceu por 2 a 1, no Palestra Itália, no dia 17 de setembro.



Materia de autoria de Felipe Floresti

SIGA-NOS NO Google News