Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Palmeiras: 66 anos da Arrancada Heróica

Palmeiras - 21 de setembro de 2008 - 10:10

Em 20 de setembro de 1942, o Palmeiras derrotou o São Paulo, por 3 a 1, no estádio do Pacaembu, e conquistou o Campeonato Paulista. Este jogo foi o primeiro do alviverde com o nome de Palmeiras. Ao final da partida, nasceu o famoso termo: “O Palestra morreu líder e o Palmeiras nasceu campeão!”. Os heróis daquela conquista foram Oberdan, Junqueira, Begliomini, Zezé, Og Moreira, Del Cláudio, Valdemar Fiúme, Villadoniga, Nero, Lima e Etchevarrieta.

Desde 2005, esta data, também chamada de Arrancada Heróica, é considerada como o “Dia do Palmeiras”.

História

O Palestra Itália foi forçado a mudar de nome por ocasião da Segunda Guerra Mundial. O governo brasileiro, através do presidente Getulio Vargas, decretou que clubes e associações brasileiras não poderiam possuir nomes estrangeiros, sob pena severas, inclusive da perda do patrimônio.

Não havendo outra saída, o clube cumpre a lei. O Palestra Itália alterou seu nome, em março de 1942, para Palestra de São Paulo. Porém, a palavra "Palestra" ainda incomodava aos mais radicais. Em 14 de setembro de 1942, a diretoria do Palestra reuniu-se em sessão extraordinária para discutir a exigência dos mais radicais, insuflados por outros clubes adversários do Palestra, de mudança total do nome, ignorando o fato de Palestra ser uma palavra grega. Após horas de discussões, o Dr. Mario Minervino pediu a palavra e proferiu a frase que se tornou o lema da grande epopéia que ali se iniciava:

"Não nos querem Palestra! Pois seremos Palmeiras, e nascemos para ser campeões".

A agitação externa não afetou o desempenho técnico da equipe, que alguns dias depois decidiria o título de campeão paulista contra o São Paulo F.C.

O eterno Palestra saía de cena, mas adentrava o gramado do Pacaembu o gigante Palmeiras. Conduzindo a bandeira do Brasil, com garra e determinação, o time alviverde derrotou o adversário por 3 a 1 e faria mais, se o time são-paulino não tivesse abandonado o campo quando da marcação de pênalti para o Palmeiras.

O Palestra Itália morreu líder em 14 de setembro de 1942, e o Palmeiras nasceu campeão uma semana depois, no dia 20 de setembro. Neste dia o elenco palmeirense entrou em campo com a bandeira do Brasil.


SIGA-NOS NO Google News