Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Palestra gratuita é ministrada ao setor de alimentos

MS Notícias - 30 de dezembro de 2009 - 10:05

Apresentar e orientar sobre o processo de legalização de práticas alimentícias é o objetivo da palestra “Boas Práticas na Produção de Alimentos”, oferecida gratuitamente pelo Sebrae/MS no mês de janeiro, em Campo Grande. A capacitação é voltada para empreendedores que pretendem abrir um negócio ou que já possuem um estabelecimento recente no setor, mas ainda não se adequaram à legislação.

“O curso de Boas Práticas na Produção e Manipulação de Alimentos é uma exigência da resolução Federal, e os comerciantes devem estar atentos. Através dele, os participantes aprendem regras e fundamentos importantes que garantem a qualidade e segurança de seus produtos”, avalia a nutricionista e especialista na área de qualidade e segurança dos alimentos, Camila Beiersdorf.

Os procedimentos foram estabelecidos por meio da Resolução de Diretoria Colegiada conhecida como RDC 216/04, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina que todo estabelecimento do setor alimentício, adote as “Boas Práticas” para os serviços de manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição, venda e entrega de alimentos.

A resolução é baseada em 11 itens, entre eles a qualidade das edificações, móveis e utensílios; a higiene das instalações, equipamentos, colaboradores; e o controle de pragas urbanas, como baratas e ratos.

Conforme a nutricionista explica, “a resolução 216 diz que todas as pessoas que comercializam, produzem ou fabricam alimentos, são obrigados a estar dentro da norma para garantir produtos mais seguros e confiáveis ao consumo humano”.

Além da palestra, o Sebrae também oferece o curso “Boas Práticas na Produção e Manipulação de Alimentos” - um dos pré-requisitos para poder se regularizar, e consultoria para melhor orientar as ações a serem tomadas.

SIGA-NOS NO Google News