Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Palestra da Expoinel MS alerta produtor sobre perdas

Famasul Noticías - 11 de novembro de 2004 - 13:46

No dia 18 de novembro, o médico-veterinário Fernando Paiva, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ministrará a palestra Controle de Endoparasitas dos Bovinos e Formas de Evitar a Resistência aos Antihelmínticos, no auditório da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul). A palestra integra a programação da 1ª Exposição Internacional de Nelore (Expoinel MS) realizada de 15 a 21 de novembro de 2004, em Campo Grande (MS).



Segundo ele, a palestra evidenciará a importância do controle de endoparasitas em bovinos de corte e as perdas econômicas que a falta de controle ou os procedimentos inadequados podem ocasionar. “Abordarei o tema apontando a importância como ganho econômico, aspecto de quando e como tratar e alertando os pecuaristas aos cuidados que devem ter para não favorecer o surgimento e parasitas resistentes às drogas utilizadas no controle”, explica.



Paiva observa que em um problema individual de parasitas em bovino os prejuízos não são tão representativos, mas numa análise das perdas totais no final da atividade é que se percebe quanto os produtores perdem com estes problemas. “Claro que as práticas de controle já avançaram bastante. Há 15 anos era freqüente encontrarmos animais com sintomas clássicos de verminose, que poderia ser diagnosticada somente com inspeção do rebanho, sendo que hoje as perdas são sub-clínicas e têm expressão econômica”, afirma o professor.



Na palestra, Paiva comentará sobre as épocas mais propícias para o controle de parasitoses e ele garante que os participantes poderão, com as informações recebidas, rever as práticas ajustando o manejo a uma forma mais técnica de combate aos parasitas. “Junto a um técnico, o produtor poderá ainda discutir e ter mais subsídios para a escolha de produtos que atendam melhor as condições com que trabalha no intuito de não sofrer as conseqüências do fenômeno da resistência que dos parasitas contra os antihelmínticos”, conclui.


Autor:
Imprensa

SIGA-NOS NO Google News