Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

11/11/2004 13:46

Palestra da Expoinel MS alerta produtor sobre perdas

Famasul Noticías

No dia 18 de novembro, o médico-veterinário Fernando Paiva, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ministrará a palestra Controle de Endoparasitas dos Bovinos e Formas de Evitar a Resistência aos Antihelmínticos, no auditório da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul). A palestra integra a programação da 1ª Exposição Internacional de Nelore (Expoinel MS) realizada de 15 a 21 de novembro de 2004, em Campo Grande (MS).



Segundo ele, a palestra evidenciará a importância do controle de endoparasitas em bovinos de corte e as perdas econômicas que a falta de controle ou os procedimentos inadequados podem ocasionar. “Abordarei o tema apontando a importância como ganho econômico, aspecto de quando e como tratar e alertando os pecuaristas aos cuidados que devem ter para não favorecer o surgimento e parasitas resistentes às drogas utilizadas no controle”, explica.



Paiva observa que em um problema individual de parasitas em bovino os prejuízos não são tão representativos, mas numa análise das perdas totais no final da atividade é que se percebe quanto os produtores perdem com estes problemas. “Claro que as práticas de controle já avançaram bastante. Há 15 anos era freqüente encontrarmos animais com sintomas clássicos de verminose, que poderia ser diagnosticada somente com inspeção do rebanho, sendo que hoje as perdas são sub-clínicas e têm expressão econômica”, afirma o professor.



Na palestra, Paiva comentará sobre as épocas mais propícias para o controle de parasitoses e ele garante que os participantes poderão, com as informações recebidas, rever as práticas ajustando o manejo a uma forma mais técnica de combate aos parasitas. “Junto a um técnico, o produtor poderá ainda discutir e ter mais subsídios para a escolha de produtos que atendam melhor as condições com que trabalha no intuito de não sofrer as conseqüências do fenômeno da resistência que dos parasitas contra os antihelmínticos”, conclui.


Autor:
Imprensa

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)