Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

20/12/2007 07:17

Pais que bebem influenciam o alcoolismo nos filhos

Agência do Rádio

É fato que os pais são exemplo para os filhos. O problema é quando os pequenos se influenciam pelo mau comportamento daqueles que deveriam guiá-los. É o que acontece quando a bebida alcoólica vira rotina numa família. Começa, por exemplo, com o pai que bebe em casa na hora do almoço, depois do trabalho, antes de dormir. O filho que convive com isso, acaba achando o comportamento natural. E para os dois compartilharem o mau hábito é um passo. Uma atitude que começa em casa e pode terminar no que nenhum pai deseja para o próprio filho: o alcoolismo, uma doença séria que pode matar. Outro fator de risco é a genética. Filhos de pai ou mãe com problemas com álcool tem duas vezes mais chances de desenvolver a dependência. Para a psicóloga, Cristiane Decat, o componente genético deve ser levado em consideração. Mas, segundo ela, o comportamento dos familiares é o que acaba sendo a maior influência no desenvolvimento da doença.


"Fica difícil a gente jogar toda a culpa do alcoolismo para a genética porque pode gerar um sentimento de acomodação nesses pacientes para quem hoje é alcoólatra. Eu ainda acho que a questão da aprendizagem também é muito forte. A criança que já aprende que isso é uma coisa natural, que isso é uma coisa rotineira. Isso vai estar mais presente no dia-a-dia dela do que de alguém que não vivencia isso todo dia. Então, ela acaba aprendendo esse tipo de comportamento."

De acordo com a psicóloga, fatores ambientais como cultura, nível socioeconômico e religião podem contribuir para a dependência da bebida alcoólica. O sexo do indivíduo também pode ser relevante, já que a maioria dos casos de alcoolismo ocorre em homens.

De Brasília, Cynthia Ribeiro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)