Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pais precisam estar atentos a casos de mau hálito em crianças

Agência do Rádio - 31 de agosto de 2011 - 07:42

Muito se fala sobre o mau hálito entre adultos, mas um estudo publicado na revista Clinics, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, apontou que 63% das crianças com idade entre 3 e 14 anos apresentaram problemas relacionados a odores na boca. Como as crianças não costumam identificar esse tipo de situação, é importante que os pais estejam atentos. Isso porque, além do desconforto entre os colegas, o mau hálito em crianças pode estar relacionado à limpeza incorreta da boca ou até problemas no aparelho digestivo. Conforme explica o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca.

\"Nós recomendamos que as crianças assim que comecem a nascer os primeiros dentinhos o pai, a mãe, o responsável já comece a fazer a higienização da faceta, da coroa, desses dentes. Primeiro para evitar o processo de cárie, depois para evitar problemas decorrentes disso.\"

Gilberto Pucca também chama atenção para os possíveis problemas sociais que a criança pode sofrer por causa do mau hálito.


\"Na medida em que uma criança tem mau hálito, ela pode ter problemas de relacionamento com outras crianças, a mesma coisa que acontece com adultos. E o que é mais grave é que a pessoa que tem, principalmente a criança, não sabe que tem. Então é importante que no caso especifico das crianças, os pais fiquem atentos a essa questão. Primeiro: para evitar possível problema social. Segundo: para fazer o tratamento indicado para o caso.\"

O especialista lembra que sem higiene bucal podem surgir problemas como gengivite, que é a inflamação na gengiva ou a periodontite que é um grau mais grave da doença. Por isso, é importante que os pais estejam diariamente atentos à saúde bucal de seus filhos.

Reportagem, Vanessa Silvestre


SIGA-NOS NO Google News