Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pais elogiam campanha para atualizar caderneta de vacinação infantil

Agência Brasil/ Paula Laboissière - 18 de agosto de 2012 - 17:21

No primeiro dia da campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil, Renata Moraes, 25 anos, decidiu levar a filha de 3 anos ao posto de saúde – mesmo com o quadro de gripe apresentado pela menina. “Essa é uma ótima ideia. O calendário infantil é complicado. Assim, os pais não ficam perdidos, sem saber se está faltando alguma coisa”, disse a estudante.

Depois de passar pela avaliação dos profissionais de saúde, a criança foi liberada, já que estava com todas as doses em dia. Renata descobriu ainda quando deve retornar ao local – em abril de 2013, quando a filha completa 4 anos. “Ter um dia certo para fazer a atualização é muito importante. Acaba obrigando os pais a ir ao posto. Isso deve continuar a ser feito, pelo menos, de seis em seis meses”, sugeriu.

A estudante Clerismar Nascimento, 30 anos, também decidiu procurar o posto de saúde logo no primeiro dia da campanha. Acompanhada do filho de 3 anos, ela contou que já considerava que o esquema de vacinação do menino estava atualizado, mas resolveu confirmar a informação com os profissionais de saúde. Agora, só precisa voltar ao local em seis meses.

“Muitos pais acabam negligenciando a vacinação, por não terem tempo para levar a criança ao posto. Ter um dia só para a atualização despertou a curiosidade de muitos pais. Além disso, entraram duas vacinas novas, que só estavam disponíveis na rede particular”, destacou, ao se referir à pentavalente e a Nacina Inativada Oral contra a Poliomielite (VOP), lançadas este ano.

Durante visita ao posto de saúde, o gerente comercial Charles Lindberg, 33 anos, descobriu que poderia antecipar a vacina DTP (difteria, tétano e coqueluche) no calendário da filha de 4 anos. A dose só seria aplicada quando a menina completasse 5 anos, em dezembro, mas foi prescrita pelos profissionais de saúde diante de um caso de coqueluche confirmado no Distrito Federal.

“Fazer uma campanha só para atualização da caderneta é uma ideia bacana. Acontece de a gente esquecer, já que são muitas vacinas e as datas não são uniformes”, disse. Atualmente, o calendário básico de vacinação infantil conta com mais de 14 vacinas, cada uma com duas ou três doses.

Cerca de 34 mil postos de saúde em todo o país funcionam hoje (18)l. Crianças menores de 5 anos devem comparecer a um ponto de imunização para verificar se o esquema vacinal está completo ou se há necessidade de atualização. A expectativa do governo é que, até o dia 24 deste mês, mais de 14 milhões de crianças nessa faixa etária tenham passado pelos postos de saúde.

Edição: Graça Adjuto

SIGA-NOS NO Google News