Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pais devem ficar atentos com a visão do filho

Agência do Rádio - 04 de novembro de 2008 - 08:50

Com os olhos todo cuidado é pouco. Principalmente, com as crianças. Os pais têm que ficar atentos para possíveis problemas de visão. Mesmo crianças com pouca idade podem apresentar deficiências para enxergar de longe ou de perto e, até mesmo, ter alergias nos olhos. Na faixa etária de cinco a oito anos, é comum descobrir miopia, astigmatismo, estrabismo ou hipermetropia. É mais fácil descobrir o problema de visão na fase em que a criança começa a ser alfabetizada, como explica o presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Luiz Carlos Portes.


"Os sintomas são dor de cabeça, dor nos olhos. Começa a ler e a vista começa a embaralhar. Uma criança de sete anos está na escola e tem que copiar do quadro, ela não consegue enxergar e tem que sentar lá na frente. Ou ela está vendo lá no quadro, mas depois de um certo tempo ela se queixa de dor de cabeça, de uma dor nos olhos. Ou quando ela está lendo, ela não volta na linha certa, embaralha as letras".

O presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia explica, ainda, que quase todos os problemas podem ser corrigidos com o uso de óculos. Basta apenas que os pais levem as crianças para fazer testes simples que podem diagnosticar a deficiência.

Reportagem, Janary Damacena

SIGA-NOS NO Google News