Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pais devem ficar atentos com a demora das primeiras palavras dos bebês

09 de maio de 2012 - 02:34

Depois de se encantarem com os barulhinhos que os bebês fazem nos dois primeiros anos de vida, os pais podem ficar aflitos se a criança demora a falar as primeiras palavras. Os médicos dizem que não há um período certo para que a criança comece a falar. Segundo a fonoaudióloga do Grupo Hospitalar Conceição do Ministério da Saúde, Andrea Ortiz Côrrea, para que a criança comece a falar é necessário que os pais, avós e irmãos mais velhos falem com ela, pois é ouvindo que ela vai aprender. A médica pede aos pais que prestem atenção ao desenvolvimento da fala dos filhos pequenos. Andrea Ortiz Correa dá dicas de como identificar se a criança está aprendendo a falar.


\"O bebê aos sete meses ele precisa está apresentando um balbucio e brincar com os seus sons. Com um ano esse bebê já precisa mostrar que compreende algumas palavrinhas. Até mesmo algumas ordens. Ordens no sentido de atira beijinho, dar tchau tchau ou pega tal coisa, ele precisa mostrar compreensão. Porque a compreensão acontece antes da expressão. E precisa ter as primeiras palavras. Após aos doze meses, a um ano, um ano e meio essa criança já tem quer aquilo que é chamado palavra frase, quer dizer com uma palavra ela já quer dizer alguma coisa. E com um ano e meio ele começa a usar duas palavras para definir esse discurso\".

A fonoaudióloga do Grupo Hospitalar Conceição do, Andrea Ortiz Côrrea, explica que aos dois anos a criança já deve falar cerca de 300 palavras e que já construa frases com duas e três palavras. A médica alerta que se a criança aos dois anos não fala nada, ela deve ser investigada. Os pais devem procurar o pediatra e em seguida o fonoaudiólogo.

Reportagem, Alexandre Penido


SIGA-NOS NO Google News