Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pais devem estar atentos a sintoma de gripe dos filhos

Inara Silva / Campo Grande News - 22 de julho de 2005 - 14:02

É no inverno que se agravam os problemas respiratórios e os casos de gripes tornam-se mais incidentes. Por este motivo, os pais devem estar atentos aos sintomas dos filhos, conforme informou o pediatra Clodoaldo Conrado. Em Campo Grande, um menino de 4 anos morreu ontem em função de insuficiência respiratória e bronquite. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil porque a mãe afirmou que o menino faleceu logo após tomar um xarope caseiro. Segundo o pediatra Clodoaldo Conrado, uma gripe que dura mais de cinco dias deve ter acompanhamento médico. Já no caso da criança que morreu o médico disse que somente um laudo poderá apontar o que houve.
Conrado explicou que a gripe é uma infecção por vírus, que compromete mais a garganta e a narina, causando coriza, espirro e pode ocasionar febre e mal estar. Em entrevista ao Campo Grande News, o médico disse que é comum o paciente começar com quadro de gripe e resfriado e na evolução da doença ocorrer infecção bacteriana.
Quando uma criança fica gripada ela tem a resistência do organismo diminuída e o quadro pode se agravar para uma infecção bacteriana, sendo a mais comum a broncopneumonia que pode levar a uma insuficiência respiratória e levar a morte. O paciente, segundo o médico, pode ter ainda doença no ouvido ou a sinusite, que ataca mais os adultos.

Dicas:

No início da gripe o médico recomenda que se tome xaropes e remédios caseiros, como o chá de guaco. Mas se os remédios para tirar a febre e dor não surtirem melhora, a indicação é que se procure atendimento especializado. Clodoaldo Conrado afirmou que essa época é comum a ocorrência de caso de gripe em função da mudança de temperatura e ar seco. O médico aconselha os pais a estarem atentos aos sintomas das crianças, que ao apresentarem indícios de gripe devem tomar suplementação alimentar com vitamina C. Ele indica sucos de frutas cítricas, como os sucos de laranja, limonada e abacaxi. Outro conselho considerado importante por Clodoaldo Conrado é que as narinas sejam sempre umedecidas com soro fisiológico.

SIGA-NOS NO Google News