Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

23/10/2007 07:24

Pais desconhecem prejuízos dentais por medicamentos

Agência Notisa

Pesquisa mostra que grande parte dos responsáveis não realiza higiene bucal em seus filhos após o uso de fármacos e não consegue estabelecer claramente a relação de causa e efeito existente em tal associação.



Muitos medicamentos líquidos pediátricos apresentam açúcares em sua composição a fim de mascarar o gosto desagradável de alguns ingredientes ativos. O gosto agradável, no entanto, acaba escondendo os danos que esses medicamentos podem causar à saúde bucal das crianças, uma vez que sua ingestão freqüente pode provocar cáries. Levando em consideração que os pais atuam como responsáveis pela administração e cuidados relacionados ao uso de medicamentos infantis, Beatriz Neves e equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro resolveram avaliar as percepções e atitudes de responsáveis quanto aos potenciais cariogênico e erosivo de medicamentos líquidos pediátricos.



Foram realizadas entrevistas sobre a associação do uso de medicamentos infantis com cárie e erosão dentária, bem como os cuidados com a higiene bucal após sua ingestão. De acordo com artigo publicado na edição de setembro/outubro de 2007 da revista Ciência & Saúde Coletiva, “em geral, os responsáveis desconhecem os açúcares adicionados a muitos alimentos ou bebidas, incluindo medicamentos líquidos infantis, e, quando reconhecem a existência do açúcar, não identificam o tipo utilizado para adoçar as formulações pediátricas, e nem mesmo a sua concentração, fatos que podem induzir comportamentos que contribuem para o desenvolvimento da doença cárie”.



Os resultados mostram que do total de responsáveis 27,9% consideraram os medicamentos infantis ácidos, 59,3% amargos e 65,1% doces. A associação entre uso de medicamentos e cárie dental ou defeitos na estrutura dos dentes foi apontada por 70,9% entrevistados, dos quais 39,3% justificaram tal associação em função da presença de açúcar nas formulações. Segundo os pesquisadores, “apesar dos responsáveis considerarem os medicamentos doces e relacionarem seu uso à presença de cárie e defeitos na estrutura dental, grande parte destes não realiza higiene bucal em seus filhos após o uso desses fármacos e não consegue estabelecer claramente a relação de causa e efeito existente em tal associação”.



Dessa forma, os especialistas alertam para a importância de os profissionais de saúde orientarem os responsáveis em relação à presença de açúcar e ao baixo pH destas formulações infantis, levando-se em consideração a necessidade de administrá-las preferencialmente durante as refeições e antes da criança adormecer, e devendo ser seguida pela devida higienização da cavidade bucal. “Considerando que a doença cárie é passível de prevenção, os médicos pediatras se encontram em condições ideais para alertar e transmitir aos pais e responsáveis informações e orientações sobre os riscos inerentes ao uso contínuo de medicamentos açucarados e o desenvolvimento de cárie dental, quando não existe adequada higiene bucal posterior”, destacam no artigo.



Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)